• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[LOGARITMO] QUESTÃO UNEB 2013

[LOGARITMO] QUESTÃO UNEB 2013

Mensagempor brunadultra » Qua Jan 23, 2013 18:17

A magnitude aparente de um astro de brilho B é definida a partir de uma referência Bo por meio
da fórmula ,M=loga\frac{B}{Bo}com a seguinte convenção: “a magnitude aumenta em 5 quando o brilho
é dividido por 100”.
Nessas condições, considerando-se log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48, pode-se afirmar que a magnitude
aparente da Lua, em que B = 1,2 × {10}^{5} Bo, é igual a:

Resp: -12,7
brunadultra
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 07, 2012 23:01
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: [LOGARITMO] QUESTÃO UNEB 2013

Mensagempor e8group » Qua Jan 23, 2013 19:27

Boa noite , esta informacão “a magnitude aumenta em 5 quando o brilho
é dividido por 100” ... nos permitira obtermos a seguinte relação :

Tomando log_a (B/100 B_0)

M + 5 =  log_a (B/100B_0)

Prosseguindo com este raciocínio ,

(M + 5 ) + 5  = log_a (B/100 \cdot 100 B_0) = log_a(B/B_0 100^{2} )   = log_a(B/10^{4}B_0)

Repetindo este processo sucessivas vezes , obtém-se M + 5\cdot n =  log_a (B/10^{2n}B_0 ) para n = 1 ,2,3,4 ,\hdots .

Propriedades :

log_a (b c )  = log_a(b) + log_a (c ) (1)

log_a (b^n) = n \cdot log_a (b) (2)

log_a(b) = \frac{log_k(b)}{log_k (a) } (3)

cabe a você determinar as condições sobre a ,b , n, k para existências das propriedades acima (fica como exercício )

Lembrando que , M + 5 =  log_a (B/100B_0) = log_a (B/10 ^2 B_0 ) .

Usando a propriedade (1) e logo em seguida a (2) ,

M + 5 =  log_a (B/ B_0 ) +  log_a (1/10^2) .


Ora , se log_a (B/ B_0 ) = M , então :

M + 5  = M  + log_a (1/10^2) \implies  5 = log_a (1/100) .

Pela definição do logaritmo , a^5 = 1/100 = 10^{-2} ou seja , a  = 10^{-2/5} .

Assim ,

M = log_{10^{-2/5}} (B/B_0) que devido a propriedade (3) e (2) (por favor faça as contas ! ) , M =  \frac{-5}{2} log(B/B_0 )


Sendo assim ,quando B = 1,2\cdot 10^{4} B_0 , teremos M = \frac{-5}{2} log(1,2\cdot 10^{4}B_0/B_0 ) = \frac{-5}{2} log(1,2\cdot 10^{4})


Basta utilizar as propriedades citadas acima , tente concluir .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: [LOGARITMO] QUESTÃO UNEB 2013

Mensagempor brunadultra » Qua Jan 23, 2013 20:47

Obrigada! =)
brunadultra
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Nov 07, 2012 23:01
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando


Voltar para Logaritmos

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?