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[Progressão Geométrica] Questão interessante.

[Progressão Geométrica] Questão interessante.

Mensagempor Russman » Qui Jan 17, 2013 19:19

Achei a questão abaixo interessante principalmente pelo dever de interpretar bem o enunciado e pensei em compartilhar com vocês.

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"Ad astra per aspera."
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Re: [Progressão Geométrica] Questão interessante.

Mensagempor ant_dii » Sex Jan 18, 2013 03:03

Bom,
a função que governa este crescimento é dada fazendo o seguinte: t=tempo em horas e f(t)=numero de bactérias no tempo t
para t temos f(t)
0          \rightarrow                 10
12         \rightarrow                 20
24         \rightarrow                 40

e assim por diante. Toda função exponencial é dada por f(x)=a \cdot b^x.

Fazendo então
f(0)=a \cdot b^0=10 \Rightarrow a=10

f(12)=a \cdot b^{12} = 20 \Rightarrow 10b^{12}=20 \Rightarrow b^{12}=2 \Rightarrow b=2^{\frac{1}{12}}

temos f(t)=10 \cdot 2^{\frac{1}{12}t}

Como se quer saber em 7 dias e dobra a população a cada doze horas, teremos 24*7=168. Então t=168, logo

f(168)=10 \cdot 2^{\frac{1}{12}168}=10 \cdot 2^{14}...

Colocando

10 \cdot 2^{14}=x
teremos

\log{(10 \cdot 2^{14})}= \log{x} \Rightarrow \log{10}+\log{2^{14}} = \log{x} \Rightarrow 1+14\cdot \log{2}=\log{x}

utilizando a aproximação dada teremos

1+14 \cdot 0,3 =\log{x} \Rightarrow 5,2=\log{x} \Rightarrow 10^{5,2}=x

O que indica que o número de bactérias, decorrida uma semana exata e desconsiderando qualquer outro fator, estará entre 10^{5} e
10^{5,5}.
Só os loucos sabem...
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Re: [Progressão Geométrica] Questão interessante.

Mensagempor Russman » Sex Jan 18, 2013 20:05

Isso mesmo, amigo. :y:
Boa resolução.

Eu comentei sobre o enunciado pois muita gente errou essa questão por fazer confusão na contagem do tempo.
"Ad astra per aspera."
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?