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Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossível]

Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossível]

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Dez 02, 2012 13:57

- Olá pessoal. Estou entrando agora no conteúdo de derivadas e meu professor de cálculo lançou uma lista de exercícios que servirá de base para a próxima prova. Porém, não consegui compreender um dos exercícios. Não sei direito se está me faltando o conhecimento de alguma identidade trigonométrica, ou se fui eu que errei em alguma parte do cálculo. Além da dificuldade no exercício, o gabarito que o professor escreveu na lista é diferente do gabarito que consta no livro de cálculo do Anton.

Questão: Encontre a derivada da função abaixo:

f(x)=\frac{Cotg(x)}{(1+Cossec(x))}

Resolução:


f(x)=\frac{(1+Cossec(x)).(Cotg(x))-(Cotg(x)).(1+Cossc(x))}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{(1+Cossec(x)).({-Cossec}^{2}(x))-(Cotg(x)).(-Cossec(x).Cotg(x))}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{{-Cossec}^{2}(x){-Cossec}^{3}(x)+Cossec(x).{Cotg}^{2}(x)}{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-{( \frac{1}{Sen(x)}) }^{2}-{( \frac{1}{Sen(x)} })^{3}+(\frac{1}{Sen(x)}). (\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{2}(x)})  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-{( \frac{1}{Sen(x)}) }^{2}-{( \frac{1}{Sen(x)} })^{3}+(\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)})  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-\frac{1}{{Sen}^{2}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{-\frac{Sen(x)}{{Sen}^{3}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{{Cos}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}


- Aplico que: se {Sen}^{2}(x)+{Cos}^{2}(x)=1 então {Cos}^{2}(x)=1-{Sen}^{2}(x);


f(x)=\frac{-\frac{Sen(x)}{{Sen}^{3}(x)}- \frac{1}{{Sen}^{3}(x)}+\frac{1-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)}  }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{ \frac{-Sen(x)-1+1-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)} }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

f(x)=\frac{ \frac{-Sen(x)-{Sen}^{2}(x)}{{Sen}^{3}(x)} }{{(1+Cossc(x))}^{2}}

Dúvida:


- Parei por aqui. Não sei "da onde" que isso vai chegar na resposta que consta no gabarito do livro do Anton.

- E outra: Depois de se aplicar a regra de derivada de um quociente, o resultado não poderia ser a resposta? Porque, a mim me parece que estas derivadas trigonométricas tem respostas um tanto quanto subjetivas, digo, dependendo do caminho - identidades trigonométricas aplicadas - que você toma chega-se a diferentes resoluções. Isso é normal?

Gabarito:


f(x)=\frac{ -Cossec(x) }{1+Cossec(x)}
Matheus Lacombe O
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Re: Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossív

Mensagempor DanielFerreira » Dom Dez 02, 2012 14:15

Matheus,
fiz assim:

\\ f(x) = \frac{cotg \, x}{1 + cossec \, x} \\\\\\ f(x) = \frac{\frac{cos \, x}{sen \, x}}{1 + \frac{1}{sen \, x}} \\\\\\ f(x) = \frac{cos \, x}{\cancel{sen \, x}} \div \frac{sen \, x + 1}{\cancel{sen \, x}} \\\\\\ f(x) = \frac{cos \, x}{sen \, x + 1} \\\\\\ f'(x) = \frac{- sen \, x \left ( sen \, x + 1 \right ) - cos \, x \cdot cos \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )^2}\\\\\\ f'(x) = \frac{- sen^2 \, x - sen \, x - cos^2 \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )^2} \\\\\\ f'(x) = \frac{- \left ( sen^2 \, x + cos^2 \, x \right ) - sen \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ f'(x) = \frac{- 1 - sen \, x}{\left ( sen \, x + 1 \right )\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ f'(x) = \frac{- \cancel{\left ( sen \, x + 1 \right )}}{\cancel{\left ( sen \, x + 1 \right )}\left ( sen \, x + 1 \right )} \\\\\\ \boxed{\boxed{f'(x) = - \frac{1}{sen \, x + 1}}}
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Re: Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossív

Mensagempor Matheus Lacombe O » Dom Dez 02, 2012 17:12

- Poisé. pra mim resolveu, mas ainda assim não bate com o gabarito do livro do Anton. :-/ Nem com o do meu professor. É isso que me indigna. Não dá pra saber quando se chegou na resposta.
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Re: Derivada de uma função trigonométrica [Resposta impossív

Mensagempor DanielFerreira » Dom Dez 02, 2012 17:51

Caro Matheus,
não conferi sua resposta à risca, mas acho que estava no caminho certo, embora tenha tomado o caminho mais trabalhoso.
Você fez a 'conversão' apenas no numerador, talvez, devesse ter convertido também o denominador. Inclusive, poderia ter simplificado o numerador pondo em evidência o \boxed{- sen \, x}.
E, minha resposta está correta, é como se no gabarito do Anton fosse \frac{8}{12} e nós tivéssemos encontrado \frac{4}{6}, ou até mesmo \frac{2}{3}
Desenvolva o gabarito dado pelo livro...
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?