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[Subconjunto de R^3]Equação Geral e Base Ortonormal de W.

[Subconjunto de R^3]Equação Geral e Base Ortonormal de W.

Mensagempor guisaulo » Ter Nov 27, 2012 21:42

Boa noite,

Estou resolvendo exercícios de Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) sobre Vetores LI e LD, Base e Dimensão de subespacos, etc, da UFMG.
Minha dúvida é como achar o vetor V, que é a Diferença de um outro vetor qualquer(V1) - proj de V1 em (V0).
Também não sei como calcular a equação geral e a base ortonormal de W.

Como é meu primeiro post no fórum, espero que me ajudem para que eu possa ser mais presente e ajudar outras pessoas também.

Abraço.

5- Considere o seguinte subconjunto de R^3:



a) Descreva geometricamente este conjunto W e determine sua equação geral.

b) Determine tambem um par de vetores unitarios em W e que sejam perpendiculares entre si, ou seja, determine uma base ortonormal de W.
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Re: [Subconjunto de R^3]Equação Geral e Base Ortonormal de W

Mensagempor MarceloFantini » Ter Nov 27, 2012 22:41

Guisaulo, para redigir seu conjunto use o código

Código: Selecionar todos
[tex]W = \{ V \in \mathbb{R} \text{ tal que } V \text{ é ortogonal ao vetor } V_{0} = (2,-1,1) \}[/tex]
.

Isto imprime

.

Para resolver o exercício lembre-se que a definição de ortogonalidade entre vetores é que o produto interno (escalar) entre eles é zero: v \perp w \iff \langle v, w \rangle = 0. Assim, se w = (a,b,c) então \langle v_0 , w \rangle = 2a -b +c = 0 ou b = 2a+c. Substituindo no vetor original, esta condição significa (a,b,c) = (a, 2a +c, c). Usando as propriedades de vetores, podemos escrever isto como a (1,2,0) + c(0,1,1). Logo o conjunto descrito é o conjunto formado pelos múltiplos dos vetores (1,2,0) e (0,1,1).

Tente terminar.
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Re: [Subconjunto de R^3]Equação Geral e Base Ortonormal de W

Mensagempor guisaulo » Qua Nov 28, 2012 12:03

Obrigado.
O raciocínio me ajudou bastante.
guisaulo
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?