por thamysoares » Qui Nov 15, 2012 14:51
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por e8group » Qui Nov 15, 2012 16:20
Estar quase certo , você cometeu um erro assumindo que o logaritmando é menor ou igual a zero , isto não é verdade .O que é verdade que o logaritmo neste contexto é menor ou igual a zero . Diante disso você deve analisar o intervalo para o logaritmando para a qual uma função função logarítmica é menor ou igual a zero .
Em Geral ,

se

e

se
Tente aplicar este conceito a este exercício .
Talvez analisar o comportamento da função exponencial é mais fácil , e lembrando que a função logartimica é a inversa da exponencial .
Perceba que

,

é sempre menor que zero . Basta pegar valores testes , como por exemplo ,

e por aí vai .
Veja ,

.De fato

mas como temos

multiplicando o mesmo , logo concluímos que

.
No mais você acertou , você omitiu o 2 no denominador . Mas tudo bem , como o denominador é fixo e maior que zero . O quociente será menor ou igual a zero se e somente se o numerador é menor ou igual a zero .
Se tiver dúvidas post algo .
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por SCHOOLGIRL+T » Qui Nov 15, 2012 18:01
santhiago escreveu:Estar quase certo , você cometeu um erro assumindo que o logaritmando é menor ou igual a zero , isto não é verdade .O que é verdade que o logaritmo neste contexto é menor ou igual a zero . Diante disso você deve analisar o intervalo para o logaritmando para a qual uma função função logarítmica é menor ou igual a zero .
Em Geral ,

se

e

se
Tente aplicar este conceito a este exercício .
Talvez analisar o comportamento da função exponencial é mais fácil , e lembrando que a função logartimica é a inversa da exponencial .
Perceba que

,

é sempre menor que zero . Basta pegar valores testes , como por exemplo ,

e por aí vai .
Veja ,

.De fato

mas como temos

multiplicando o mesmo , logo concluímos que

.
No mais você acertou , você omitiu o 2 no denominador . Mas tudo bem , como o denominador é fixo e maior que zero . O quociente será menor ou igual a zero se e somente se o numerador é menor ou igual a zero .
Se tiver dúvidas post algo .
A minha dúvida é porque o delta da equação quadrática é 24 e não tem raiz exata. Se eu não sei as raízes não tem como estudar o sinal e consequentemente determinar o conjunto solução. O que eu faço?
Ah, desculpe pela intromissão, mas estou aproveitando as perguntas que outras pessoas fizeram e praticando logaritmos rsrs
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por e8group » Qui Nov 15, 2012 19:37
Devemos determinar a solução para

tal que

.
Caso 1 :
Como sabemos ,
Que nos leva ,

.
Neste caso único valor que satisfaz é

.
Observe ,

. Caso assumirmos

estamos entrando em contradição com a definição .
Caso 2 :
Agora temos que resolver ,
Mas como sabemos que ,

quando

, ou seja

quando

.
Agora vamos resolver a outra inequação ,

.
Perceba que ,

estar somente definido apenas para valores maiores que

. Para quaisquer

.
Portanto através dos casos 1 e 2 , concluímos que

quando
![x \in (1,5 ] x \in (1,5 ]](/latexrender/pictures/702e9e5cc81fcb8bbd65da2eecb5e4de.png)
.
Faça o teste , atribua valores a

pertencentes a
Solução ,

.
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por SCHOOLGIRL+T » Qui Nov 15, 2012 20:20
santhiago escreveu:Devemos determinar a solução para

tal que

.
Caso 1 :
Como sabemos ,
Que nos leva ,

.
Neste caso único valor que satisfaz é

.
Observe ,

. Caso assumirmos

estamos entrando em contradição com a definição .
Caso 2 :
Agora temos que resolver ,
Mas como sabemos que ,

quando

, ou seja

quando

.
Agora vamos resolver a outra inequação ,

.
Perceba que ,

estar somente definido apenas para valores maiores que

. Para quaisquer

.
Portanto através dos casos 1 e 2 , concluímos que

quando
![x \in (1,5 ] x \in (1,5 ]](/latexrender/pictures/702e9e5cc81fcb8bbd65da2eecb5e4de.png)
.
Faça o teste , atribua valores a

pertencentes a
Solução ,

.
Sua resposta foi perfeita! Muito obrigada! Desculpe pelo seu tempo tomado, mas, só me explica essa passagem? Please?


Porque ficou 1/2 multiplicando o logaritmo?
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por e8group » Qui Nov 15, 2012 20:39
OK. no problem !
Através da mudança de base , ficamos com ,

. Multiplicando o denominador e numerador por

, não estamos alterando o resultado estamos multiplicando por

.
Veja como fica ,

.
Aplicando a distributiva com o elemento

, fica ,

Ficou claro ?
Editado: Erro no texto .
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por SCHOOLGIRL+T » Qui Nov 15, 2012 21:07
santhiago escreveu:OK. no problem !
Através da mudança de base , ficamos com ,

. Multiplicando o denominador e numerador por

, não estamos alterando o resultado estamos multiplicando por

.
Veja como fica ,

.
Aplicando a distributiva com o elemento

, fica ,

Ficou claro ?
Editado: Erro no texto .
Uau! Esclarecidíssimo! Mto obrigada mesmo!
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por thamysoares » Sex Nov 16, 2012 15:46
santhiago escreveu:Devemos determinar a solução para

tal que

.
Caso 1 :
Como sabemos ,
Que nos leva ,

.
Neste caso único valor que satisfaz é

.
Observe ,

. Caso assumirmos

estamos entrando em contradição com a definição .
Caso 2 :
Agora temos que resolver ,
Mas como sabemos que ,

quando

, ou seja

quando

.
Agora vamos resolver a outra inequação ,

.
Perceba que ,

estar somente definido apenas para valores maiores que

. Para quaisquer

.
Portanto através dos casos 1 e 2 , concluímos que

quando
![x \in (1,5 ] x \in (1,5 ]](/latexrender/pictures/702e9e5cc81fcb8bbd65da2eecb5e4de.png)
.
Faça o teste , atribua valores a

pertencentes a
Solução ,

.
Muitíssimo obrigada! =D
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Assunto:
Funções
Autor:
Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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