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[Cônicas] 2 exerícios de parábola

[Cônicas] 2 exerícios de parábola

Mensagempor renan_a » Sex Nov 16, 2012 10:00

Olá, estou com dúvida em dois exercícios de parábola, e para no enxer de tópicos, resolvi colocar os dois em um tópico.

1- Em que ponto a parábola de V(-2,0) e F (0,0) intercepta o eixo dos y

2- Encontrar sobre a parábola y²=4x um ponto tal que sua distância à diretriz seja igual a 3


Desde já , agradeço a quem me ajudar.
Abraço
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Re: [Cônicas] 2 exerícios de parábola

Mensagempor young_jedi » Sex Nov 16, 2012 12:45

esta parabola é do tipo

4p(x-h)=(y-k)^2

o vertice esta em (h,k)=(0,0) e o foco (h+p,k)

portanto

h=-2,k=0,p=2

8(x+2)=y^2

agora vamos ver onde ele cruza o eixo y (são os pontos onde x=0)

y^2=8(0+2)

y^2=16

y=-4 ou y=4

______________________________________________________________________
2)

pela equação nos temos que

o vertcie (h,k)=(0,0)

p=1

então o foco

f(1,0)

então a reta diretriz esta em x=-1

então um ponto em que a distancia é igual a 3 sera

3=x-(-1)

x=2

portanto

y^2=4.2

y^2=8

y=\pm2\sqrt2

portano um ponto seria

(2,2\sqrt2)
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Re: [Cônicas] 2 exerícios de parábola

Mensagempor renan_a » Sex Nov 16, 2012 13:20

Valeu pela resposta, meu velho! =)
o número eu entendi.

Só que no dois eu fiquei meio boiando no que diz respeito ao V ser ( 0,0)...

A primeira coisa que eu descobri foi que o FOCO(1,0) , até aí beleza, mas o Vértice não poderia ser qualquer valor menor que x=1 ??

-------------------------------------------
Na parte em que tu fez: x-(-1)=3 -> x=2 , tu fez a equação da diretriz igual a 3? (x+1=3)
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Re: [Cônicas] 2 exerícios de parábola

Mensagempor young_jedi » Sex Nov 16, 2012 14:40

no segundo chega -se a essa conclusão analisando a função

4p(x-h)=(y-k)^2

como a equação é

4x=y^2

então chegamos a conculsão que p=1, k=0 e h=0

na parte da equação da diretriz
eu falei que a reta diretriz é x=-1
a distancia do vertice ao foco é igual a distancia da reta diretriz ao vertice

ai com a distancia tem que ser igual a 3 então um
ponto x pertencente a parabola tem que estar distante 3 unidades da reta x=-1

então

3=x-(-1)
3=x+1
x=2
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?