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Sistemas...

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Mensagempor GABRIELA » Ter Set 08, 2009 21:41

Estou com a seguinte questão de sistema:
2x-y = 7
x+4y=-1

Então fiz assim
8x-4y=7
4x=7
x=7-4
x=3

Não entendo muito como resolve sistema então fiz assim,mas não estou sabendo resolver para achar o outro valor.
Se estiver errado fazer assim,pelo menos achei o valor de um deles.kkkkk :lol: Tentei!!!
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Re: Sistemas...

Mensagempor Molina » Qua Set 09, 2009 00:18

GABRIELA escreveu:Estou com a seguinte questão de sistema:
2x-y = 7
x+4y=-1

Então fiz assim
8x-4y=7
4x=7
x=7-4
x=3

Não entendo muito como resolve sistema então fiz assim,mas não estou sabendo resolver para achar o outro valor.
Se estiver errado fazer assim,pelo menos achei o valor de um deles.kkkkk :lol: Tentei!!!


Boa noite, Gabriela.

Em sistemas lineares os mesmo valores de x e y encontrados tem que satisfazer ambas equações.

Um dos modos mais fáceis e usados para resolver isso é isolar uma incognita (x ou y) em uma das equações e substituir o valor correspondente na outra equação, ficando assim com apenas uma variável. Assim:

2x-y = 7 (equação 1)
x+4y=-1 (equação 2)

1) Isole o x da equação 2, ou seja, deixa x sozinho de um lado do igual e o restante do outro lado.
2) Na equação 1 subtitua o x que está junto com o 2x pelo valor encontrado no item 1).
3) Com isso você vai ficar apenas com y na equação, sendo possível determinar o valor dele.
4) Com o valor de y achado, substitua em qualquer uma das equações e encontre o valor de x.

Tente e comente qualquer novidade.

Até mais. :y:
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Re: Sistemas...

Mensagempor GABRIELA » Qua Set 09, 2009 17:10

molina escreveu:
GABRIELA escreveu:Estou com a seguinte questão de sistema:
2x-y = 7
x+4y=-1

Então fiz assim
8x-4y=7
4x=7
x=7-4
x=3

Não entendo muito como resolve sistema então fiz assim,mas não estou sabendo resolver para achar o outro valor.
Se estiver errado fazer assim,pelo menos achei o valor de um deles.kkkkk :lol: Tentei!!!


Boa noite, Gabriela.

Em sistemas lineares os mesmo valores de x e y encontrados tem que satisfazer ambas equações.

Um dos modos mais fáceis e usados para resolver isso é isolar uma incognita (x ou y) em uma das equações e substituir o valor correspondente na outra equação, ficando assim com apenas uma variável. Assim:

2x-y = 7 (equação 1)
x+4y=-1 (equação 2)

1) Isole o x da equação 2, ou seja, deixa x sozinho de um lado do igual e o restante do outro lado.
2) Na equação 1 subtitua o x que está junto com o 2x pelo valor encontrado no item 1).
3) Com isso você vai ficar apenas com y na equação, sendo possível determinar o valor dele.
4) Com o valor de y achado, substitua em qualquer uma das equações e encontre o valor de x.

Tente e comente qualquer novidade.

Até mais. :y:


Blz!Fiz como vc me ensinou achei 3 e 1,só que deve ser -1 :lol: Ahh1 Sou péssima em resolver sistema...
Me ajuda resolver?
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Re: Sistemas...

Mensagempor Molina » Qua Set 09, 2009 17:41

2x-y = 7
x+4y=-1


x=-1-4y


Substituindo:

2(-1-4y)-y = 7
-2-8y-y=7
-9y=9
y=-1


x=-1-4(-1)
x=3


Você pode verificar se os valores são corretos substituindo-os nas duas equações.
Faça isso! :y:
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Re: Sistemas...

Mensagempor GABRIELA » Qua Set 09, 2009 18:05

molina escreveu:2x-y = 7
x+4y=-1


x=-1-4y


Substituindo:

2(-1-4y)-y = 7
-2-8y-y=7
-9y=9
y=-1


x=-1-4(-1)
x=3


Você pode verificar se os valores são corretos substituindo-os nas duas equações.
Faça isso! :y:


Ok! Entendi como resolve um sistema desse.
Obrigada!

Mas agora eu tenho um sistema que tem 3 equações.
Veja:
x + x + z = -1
2x - y - 3z = 5
x + 2y + z = 0

O procedimento não vai ser o mesmo da anterior,vai?
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Re: Sistemas...

Mensagempor Molina » Qua Set 09, 2009 18:39

GABRIELA escreveu:
molina escreveu:2x-y = 7
x+4y=-1


x=-1-4y


Substituindo:

2(-1-4y)-y = 7
-2-8y-y=7
-9y=9
y=-1


x=-1-4(-1)
x=3


Você pode verificar se os valores são corretos substituindo-os nas duas equações.
Faça isso! :y:


Ok! Entendi como resolve um sistema desse.
Obrigada!

Mas agora eu tenho um sistema que tem 3 equações.
Veja:
x + x + z = -1
2x - y - 3z = 5
x + 2y + z = 0

O procedimento não vai ser o mesmo da anterior,vai?


Olá, Gabriela.

Para perguntas diferentes, tópicos diferentes, ok? Então nas próximas crie um novo tópico. Mas essa vou responder aqui:

O procedimento é diferente do anterior. Durante seus estudos você vai ver diferentes maneiras de encontrar a mesma coisa (no caso, de encontrar x, y e z).

Por agora, não posso lhe ajudar, pois não sei qual ferramentas você ja viu nas aulas. Escalonamento? Cramer?

Aproveito aqui já para corrigir seu erro de digitação:

GABRIELA escreveu:
x + x + z = -1
2x - y - 3z = 5
x + 2y + z = 0


Correto:

x  + y + z   = -1 (mudei aqui!)
2x - y - 3z =   5
x  + 2y + z  =  0

:y:
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Re: Sistemas...

Mensagempor GABRIELA » Qua Set 09, 2009 18:52

molina escreveu:
GABRIELA escreveu:
molina escreveu:2x-y = 7
x+4y=-1


x=-1-4y


Substituindo:

2(-1-4y)-y = 7
-2-8y-y=7
-9y=9
y=-1


x=-1-4(-1)
x=3


Você pode verificar se os valores são corretos substituindo-os nas duas equações.
Faça isso! :y:


Ok! Entendi como resolve um sistema desse.
Obrigada!

Mas agora eu tenho um sistema que tem 3 equações.
Veja:
x + x + z = -1
2x - y - 3z = 5
x + 2y + z = 0

O procedimento não vai ser o mesmo da anterior,vai?


Olá, Gabriela.

Para perguntas diferentes, tópicos diferentes, ok? Então nas próximas crie um novo tópico. Mas essa vou responder aqui:

O procedimento é diferente do anterior. Durante seus estudos você vai ver diferentes maneiras de encontrar a mesma coisa (no caso, de encontrar x, y e z).

Por agora, não posso lhe ajudar, pois não sei qual ferramentas você ja viu nas aulas. Escalonamento? Cramer?

Aproveito aqui já para corrigir seu erro de digitação:

GABRIELA escreveu:
x + x + z = -1
2x - y - 3z = 5
x + 2y + z = 0


Correto:

x  + y + z   = -1 (mudei aqui!)
2x - y - 3z =   5
x  + 2y + z  =  0

:y:

ok! Então vou abrir um novo tópico com a mesma pergunta.
Na verdade eu ja vi toda essa matéria, estou fazendo uma revisão de algumas coisas, só que sistema não me lembro muito.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?