• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Ponto Crítico e Ponto de Inflexão e intervalos] Dúvidas em

[Ponto Crítico e Ponto de Inflexão e intervalos] Dúvidas em

Mensagempor Andre Lopes » Qua Set 26, 2012 00:37

Gente, Boa noite/tarde/dia.
Estou estudando Derivadas e Integrais que nem um louco, E agora que terminei de estudar, marquei todas as dúvidas para pedir ajuda.Por favor, preciso de voces.

È o seguinte,
Tive uma lista de exercícios que eu fiz, porém as 3 últimas eu nao consegui, e nao entendi a correção do meu Professor.
Ele quer que :
a) Determinar pontos críticos,intervalos de crescimento,decrescimento
b)Valores de máximo e mínimo e pontos de inflexão.

AS ultimas 3 funções :
Da que eu tenho mais desespero para a menos :
h) y = f(x) = sen(x)

g) f(x) = x^4 + 4x^3

f) f(x) = x^3 + 3x^2 + 5x + 3

Entrei no WolfRamalpha e joguei as funções la , mas por exemplo, na H ,

http://www.wolframalpha.com/input/?i=sen%28x%29

Ele me da uma raiz que é um conjunto de numeros, me da uma derivada que nao adianta.
Enfim, nao sei o que fazer...
Nas outras, empaquei em várias partes, e pedi ajuda pra amigos, mas nem eles sabem fazer direito.
Preciso de ajuda.
Comprei um Curso na internet, estou estudando bastante, mas ainda tenho dúvidas.

Voces podem me ajudar?

*Detalhe, esses exercicios ja foram entregues, mas estou estudando eles para a prova.
Andre Lopes
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 26, 2012 00:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias da computação
Andamento: cursando

Re: [Ponto Crítico e Ponto de Inflexão e intervalos] Dúvidas

Mensagempor Andre Lopes » Qua Set 26, 2012 18:49

GEnte a f ) tentei de novo e consegui ,., mas a G , fica em 3 Grau... como resolvo isso ?
Andre Lopes
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Set 26, 2012 00:26
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciencias da computação
Andamento: cursando

Re: [Ponto Crítico e Ponto de Inflexão e intervalos] Dúvidas

Mensagempor MarceloFantini » Qui Set 27, 2012 06:56

Se g(x) = x^4 +4x^3 então g'(x) = 4x^3 +12x^2 = x^2(4x+12). Os pontos de máximo e mínimo serão atingidos onde a derivada se anular, ou seja, g'(x) = x^2(4x+12) = 0. Continue.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?