MarceloFantini escreveu:Polinômios e interpolação de Lagrange são relacionadas entre si, mas qual a relação com progressões aritméticas?[...]
MarceloFantini escreveu:Também não sei o que quer dizer com P.A. de segunda ou primeira ordem. A primeira sequência que passou não é uma progressão aritmética, mas a segunda é. A terceira pode ser encarada como uma P.A. com razão igual a zero.
Ora, um polinômio de grau um é uma reta no plano XY e ele pode ser descrito como uma PA. Um polinômio de grau dois é uma parábola no plano XY e parábola é resultado duma PA de 2ª ordem (ou duma integral de segunda ordem (não sei se integral tem ordens))
Sério? Eu não sei se estou descrevendo tudo usando os termos matemáticos corretos ou incorretos (certas vezes escrevo algo que suspeito estar errado para ver se serei corrijido ou não e aprender com isso...), mas PA de 2ª ordem é abordado nas video aulas do IMPA, no youtube... :|
MarceloFantini escreveu:Progressões são, por definição, discretas[...]
MarceloFantini escreveu:Sério? Eu não sei se estou descrevendo tudo usando os termos matemáticos corretos ou incorretos (certas vezes escrevo algo que suspeito estar errado para ver se serei corrijido ou não e aprender com isso...), mas PA de 2ª ordem é abordado nas video aulas do IMPA, no youtube... :|
Poderia providenciar um link? Assim facilitaria a discussão.
MarceloFantini escreveu:Assisti a porção do vídeo que você disse [...]
Enta tá... vamos por partes... Uma função polinomial é diferente duma função exponencial e de potêncial ou de qualquer outra gênero, certo? Entendo assim porque dado dois pontos no plano XY do GeoGebra, a equação da regressão bivariada polinomial, exponencial e de potência que ele calcula, são diferentes entre si. Portanto, deve existir diferentes fórmulas para determinar essas diferentes equações, e a interpolação de Lagrange é uma delas, certo?
MarceloFantini escreveu:Enta tá... vamos por partes... Uma função polinomial é diferente duma função exponencial e de potêncial ou de qualquer outra gênero, certo? Entendo assim porque dado dois pontos no plano XY do GeoGebra, a equação da regressão bivariada polinomial, exponencial e de potência que ele calcula, são diferentes entre si. Portanto, deve existir diferentes fórmulas para determinar essas diferentes equações, e a interpolação de Lagrange é uma delas, certo?
Certo. Não sei o que é essa regressão bivariada polinomial, mas os polinômios de Lagrange são os polinômios de menor grau em que as funções coincidem em cada ponto especificado.
MarceloFantini escreveu:Você quer dizer P.A. ou P.G.?
MarceloFantini escreveu:Você conhece a função exponencial complexa? Ela responde tudo. Ela é um número complexo da forma
. Logo, quando você plota a parte real e parte imaginárias separadamente você tem um cosseno e seno, respectivamente. No caso de
você tem uma exponencial multiplicando, o que altera a amplitude do gráfico em cada ponto.
Um número complexotem coordenadas
. Quando define-se que
e que
isso ainda não torna as coisas claras para mim, porque surgem mais 5 novas perspectivas numéricas:
e
, que não sei interpretá-las muito bem. Portanto, pergunto: alguns desses 5 termos mantém alguma relação de identidade com
ou com
, sendo que esta relação de identidade pode ser apenas numericamente igual? Ou seja, gostaria de saber se há alguma relação biunívoca entre qualquer um dos 5 valores que eu citei com x ou com y.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante