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[DERIVADA] Concavidade e pontos de Inflexão

[DERIVADA] Concavidade e pontos de Inflexão

Mensagempor fabriel » Sex Set 21, 2012 22:56

Por favor me ajudem de onde eu pareai nessa questão, eu empaquei no estudo do sinal.:
#Estude a função f(t) = {t}^{2} + \frac{1}{t} com relação à concavidade e pontos de inflexão.

Calculando a 1° derivada:
\frac{dy}{dt} = 2t - \frac{1}{{t}^{2}}

Calculando a 2° derivada:
\frac{{d}^{2}{y}}{{dt}^{2}} = 2 + \frac{2}{{t}^{3}}

Para achar as raízes:
2 + \frac{2}{{t}^{3}} = 0 \Leftrightarrow t = \sqrt[3]{-1} = -1

Então me ajude a partir daí por favor, to no caminho certo??
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Re: [DERIVADA] Concavidade e pontos de Inflexão

Mensagempor MarceloFantini » Sex Set 21, 2012 23:47

Sim, você já encontrou o ponto de inflexão. Falta encontrar os intervalos em que a derivada é maior ou menor que zero.
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Re: [DERIVADA] Concavidade e pontos de Inflexão

Mensagempor fabriel » Sáb Set 22, 2012 01:07

Obrigado
Fiz o estudo do sinal:
Conc. p/ cima em ]-\infty, -1[ e ]0,+\infty[
Conc. p/ baixo em ]-1,0[
será que é isso??
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Re: [DERIVADA] Concavidade e pontos de Inflexão

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Set 22, 2012 01:18

Sim, está tudo correto.
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.