por CarolMarques » Seg Set 03, 2012 17:32
O detonador de uma bomba esta localizado no ponto P = (2; 1; 2). Para provocar a explosão, acende-se a extremidade A = (2; 1; 1) de uma haste combustvel paralela ao vetor u = (1; 0; 2), cuja extremidade B toca o ponto inicial de um rastilho de polvora retilneo que termina no detonador. Sabendo que o fogo se propaga com velocidade unitaria na haste e no rastilho e que este esta contido no plano : x + 2y z 2 = 0; mostre que a explosão ocorre entre 3 e 4 segundos apos o incio do processo. O
sistema de coordenadas e ortogonal.
Eu não consegui montar o desenho da questão.Só me ajudem nessa parte , de construção do desenho,a partir daí eu tento continuar a questão.
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por LuizAquino » Ter Set 04, 2012 11:42
CarolMarques escreveu:O detonador de uma bomba esta localizado no ponto P = (2; 1; 2). Para provocar a explosão, acende-se a extremidade A = (2; 1; 1) de uma haste combustvel paralela ao vetor u = (1; 0; 2), cuja extremidade B toca o ponto inicial de um rastilho de polvora retilneo que termina no detonador. Sabendo que o fogo se propaga com velocidade unitaria na haste e no rastilho e que este esta contido no plano : x + 2y z 2 = 0; mostre que a explosão ocorre entre 3 e 4 segundos apos o incio do processo. O
sistema de coordenadas e ortogonal.
Eu não consegui montar o desenho da questão.Só me ajudem nessa parte , de construção do desenho,a partir daí eu tento continuar a questão.
Por favor, revise a equação do plano pois você esqueceu de colocar os sinais para os termos z e 2.
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por CarolMarques » Ter Set 04, 2012 21:07
Desculpe,
x+2y-z-2=0
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por LuizAquino » Qua Set 05, 2012 10:37
CarolMarques escreveu:O detonador de uma bomba esta localizado no ponto P = (2; 1; 2). Para provocar a explosão, acende-se a extremidade A = (2; 1; 1) de uma haste combustvel paralela ao vetor u = (1; 0; 2), cuja extremidade B toca o ponto inicial de um rastilho de polvora retilneo que termina no detonador. Sabendo que o fogo se propaga com velocidade unitaria na haste e no rastilho e que este esta contido no plano : x + 2y z 2 = 0; mostre que a explosão ocorre entre 3 e 4 segundos apos o incio do processo. O
sistema de coordenadas e ortogonal.
Eu não consegui montar o desenho da questão. Só me ajudem nessa parte , de construção do desenho,a partir daí eu tento continuar a questão.
CarolMarques escreveu:Desculpe,
x + 2y - z - 2 = 0
Assim como você solicitou, segue abaixo um esboço para a situação descrita no exercício.

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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