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[conjunto] questão da PUC-SP

[conjunto] questão da PUC-SP

Mensagempor Alane » Seg Ago 27, 2012 09:45

Se a e b são números interos, 1< a <b<9, o menor valor a+b/ab que pode assumir é:

Meu raciocínio foi: 1 e 9 estão dentro desse conjunto, a é menor que b, então a pode ser de 1 à 8, para menor número a=1; b > a então poderia ser de 2 à 9, para menor número então b seria 2. aplicando na fórmula ficaria 1+2/2 => 3/2. Mas, não existe nem esta alternativa! Não faço ideia de como interpretar esta questão.
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Re: [conjunto] questão da PUC-SP

Mensagempor MarceloFantini » Seg Ago 27, 2012 10:21

Editado, ver solução abaixo.
Editado pela última vez por MarceloFantini em Ter Ago 28, 2012 00:30, em um total de 1 vez.
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Re: [conjunto] questão da PUC-SP

Mensagempor DanielFerreira » Seg Ago 27, 2012 22:22

Oi Alane,
boa noite!
Alane escreveu:Se a e b são números interos, 1< a <b<9, o menor valor a+b/ab que pode assumir é:


Seguindo seu raciocínio, veja:
\begin{cases} a \geq 1 \\ b > a \\ b \leq 9 \end{cases}

Sabemos que \mathbb{Z} = \left \{..., - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3, ...  \right \}, com isso, podemos concluir que:

\bullet a e b são positivos! Então, o resultado da expressão \frac{a + b}{ab} é positivo;

\bullet o resultado também não pode ser zero, pois não há simetria.

\\ \bullet \left \{ (1,2)(1,3)(1,4)(1,5)(1,6)(1,7)(1,8)(1,9)   \right \ \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(2,3)(2,4)(2,5)(2,6)(2,7)(2,8)(2,9) \right \ \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(3,4)(3,5)(3,6)(3,7)(3,8)(3,9) \right \ \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(4,5)(4,6)(4,7)(4,8)(4,9) \right \ \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(5,6)(5,7)(5,8)(5,9) \right \ \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(6,7)(6,8)(6,9) \right \
\\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(7,8)(7,9) \right \ \\ \left \\ \left \,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,\,(8,9) \right \}

Portanto,
o menor valor da expressão é dada quando o denominador for o maior possível, isto é, o maior valor que ab pode assumir é 8 \cdot 9...

\\ \frac{a + b}{ab} = \\\\ \frac{8 + 9}{8 \cdot 9} = \\\\ \boxed{\boxed{\frac{17}{72}}}
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Re: [conjunto] questão da PUC-SP

Mensagempor DanielFerreira » Seg Ago 27, 2012 22:26

Ah! Já ia me esquecendo.
MarceloFantini,
De acordo com o enunciado, a e b são inteiros.

Não foi dito que \boxed{\frac{a + b}{ab}} é um inteiro!
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Re: [conjunto] questão da PUC-SP

Mensagempor MarceloFantini » Ter Ago 28, 2012 00:37

Eu não disse que era inteiro, e sim que como o autor não disse nada provavelmente quis dizer o menor valor real que a fração poderia assumir. Uma outra solução é perceber que \frac{a+b}{ab} = \frac{1}{a} + \frac{1}{b}. Minimizando cada uma temos a=8 e b=9, logo \frac{a+b}{ab} \geq \frac{17}{72}.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?