por Cleyson007 » Ter Ago 14, 2012 12:19
Bom dia a todos!
Verifique se o par de segmento AB e CD está em reta paralela ou coincidente. Em caso afirmativo, mostre geometricamente, se possui o mesmo sentido ou sentido oposto.
A = (0,?2), B = (2, 2), C = (0, 1), D = (?1,?1).
Estou resolvendo assim:

e

Coeficiente angular entre os vetores

Como prosseguir?
No aguardo.
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por e8group » Ter Ago 14, 2012 18:25
Olá boa tarde .Eu tentaria assim ,veja :
Solução 1 .
Sejam as retas

onde os pontos ,

e

e os vetores

e

são diretores as retas

.Assim temos que ,

.
(continue)...
Solução 2 .
A equação da reta é da forma y = ax +b . Use o dados do enunciado e expresse as equações das retas .
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por Cleyson007 » Ter Ago 14, 2012 20:50
Boa noite Santhiago!
Vou trabalhar com a solução 2, parece-me mais fácil:
A = (0,1) e B = (-1,-1)
y = ax + b --> -2 = 0a + b e 2 = 2a + b --> y = 2x - 2 (Equação da reta AB)
C = (0,-2) e D = (2,2)
y = ax + b --> 1 = 0a + b e -1 = -a + b --> y = 2x + 1 (Equação da reta CD)
Como as retas possuem o mesmo coeficiente angular (m = 2), logo são paralelas.
Santhiago, gostaria de saber, se somente pelo fato de possuirem o mesmo coeficiente angular posso afirmar que são paralelas.
Aguardo retorno.
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por e8group » Ter Ago 14, 2012 21:41
Boa noite ,
Cleyson007 escreveu:Santhiago, gostaria de saber, se somente pelo fato de possuirem o mesmo coeficiente angular posso afirmar que são paralelas.
Aguardo retorno.
Sim .
Na minha opinião ,uma outra forma de verificar se a as retas são paralelas é analisar se as componentes dos vetores diretores são proporcionais entre-si ,isto é :
(utilizando o enunciado como exemplo)

.
Perceba que pelos pontos dado no enunciado ,temos

e

.Como podemos ver é uma forma verificar se as retas são paralelas ,certo ?
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por Cleyson007 » Qua Ago 15, 2012 18:00
Boa tarde,
correto Santhiago!
Obrigado pela atenção.
Cleyson007
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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