por mushthielv » Seg Ago 17, 2009 12:18
Olá, tentei resolver a seguinte questão, mas tenho dificuldades em resolver questões com raíz, alguém pode me ajudar?
(FUVEST - SP) Em uma progressão aritmética de termos positivos, os três primeiros termos são:
1-a, -a, ![\sqrt[]{11-a} \sqrt[]{11-a}](/latexrender/pictures/16ad2542b4e87c4f4765976b18248278.png)
. O 4º termo desta P.A. é?
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mushthielv
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por Felipe Schucman » Seg Ago 17, 2009 12:25
mushthielv escreveu:Olá, tentei resolver a seguinte questão, mas tenho dificuldades em resolver questões com raíz, alguém pode me ajudar?
(FUVEST - SP) Em uma progressão aritmética de termos positivos, os três primeiros termos são:
1-a, -a, ![\sqrt[]{11-a} \sqrt[]{11-a}](/latexrender/pictures/16ad2542b4e87c4f4765976b18248278.png)
. O 4º termo desta P.A. é?
1) 1-a + r = -a ---> r = -1
an = a1 + r(n-1) ---> a4 = 1-a -1(3) ---> a4 = -2 -a
Porém a3 = 1-a -1(2) ---> a3= -1 -a.....
Tem certeza que era assim a questão? e que isso é uma PA?????
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Felipe Schucman
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por Elcioschin » Seg Ago 17, 2009 23:35
a3 + a1 = 2*a2
V(11 - a) + (1 - a) = 2*(-a) -----> V(11 - a) = - a - 1 ----> Elevando ao quadrado:
11 - a = (- a - 1)² -----> 11 - a = a² + 2a + 1 -----> a² + 3a - 10 = 0 ----> a = - 5 ou a = 2
Para a = 2 ----> a1 = - 1 (não serve, pois os termos devem ser positivos)
Para a = - 5 -----> a1 = 6 -----> a2 = 5 ----> a3 = 4 ----> r = - 1
a4 = a1 + 3r ----> a4 = 6 + 3*(-1) -----> a4 = 3
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por DanielFerreira » Dom Ago 23, 2009 12:59
a1 = 1 - a
a2 = - a

a4 = ?
a3 - a2 = a2 - a1
a3 = 2 * a2 - a1

= 2 * ( - a) - (1 - a)

= - 2a - 1 + a

= - a - 1
11 - a = (- a - 1)²
11 - a = a² + 2a + 1
a² + 3a - 10 = 0
(a + 5)(a - 2) = 0
a = - 5 => serve
a = 2 => não serve
r = a2 - a1
r = - a - (1 - a)
r = - a - 1 + a
r = - 1
a4 = a2 + 2r
a4 = - a + 2*(- 1)
a4 = - a - 2
a4 = - (- 5) - 2
a4 = 5 - 2
a4 = 3
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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Logaritmos
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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