por Neperiano » Dom Out 19, 2008 11:31
Ola
Aqui alguns exercícios de Matrizes e Sistemas Lineares
1) Discuta e, se for possível, resolva:
y + 2z = 2
2x – 3y = 4
4x – 3y + 6z = 14
4x + y + 14 z = 24
2) Mostre que sempre é possível preencher de uma só maneira os vértices (?) com números tais que a soma de dois consecutivos deles já esteja dada (d1 , d2 , e d3) no lado que une estes vértices.
3) Apresente todas as possibilidades de resultados na discussão de um sistema de 3 equações lineares com 6 incógnitas.
4) Assinale ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:
( ) Se A é uma matriz do tipo 2x5 então o sistema de equações AxY = B nunca será determinado.
( ) Se T é triangular do tipo nxn então det(T) ? 0
( ) Se det(A) = 0 então o sistema de equações AxZ = B não terá soluções
( ) Com matrizes, YxZ = ZxY, só se Y, Z ou YxZ for a identidade.
( ) Sempre é possível fazer AxAT e o resultado é uma matriz quadrada simétrica.
( ) Se A é uma matriz do tipo 3x5 então o sistema de equações AxX = B será indeterminado.
( ) Se A é triangular do tipo nxn então det(A) = a11 . a22 . a33 . . . ann.
( ) Se det(A) ? 0 então ? A-1.
( ) Se AxB pode ser calculada então BxA tem como resultado uma matriz diferente
( ) Se A é uma matriz quadrada então o sistema de equações AxX = B será determinado.
( ) O cálculo de MTxM sempre é possível e o resultado é uma matriz simétrica.
( ) Se C é triangular então det(C) será o produto da diagonal principal.
( ) det(PxQ) = 0 só se P ou Q tiver determinante zero.
( ) O resultado de YxZ é sempre diferente de ZxY.
5) Apresente todos os possíveis resultados na discussão de um sistema de 6 equações lineares com 4 incógnitas.
6) Mostre que nem sempre é possível preencher os vértices (?) com números tais que a soma de dois consecutivos deles já esteja dada (d1, d2, d3, e d4) no lado que une estes vértices.
Mostre, ainda, que quando for possível, pode-se preencher os vértices de diversas maneiras.
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
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por Molina » Dom Out 19, 2008 13:15
Boa tarde, Maligno.
Esses exercícios são dúvidas suas ou são exercícios de auxilio para quem está aprendendo matrizes e SL?

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por Molina » Dom Out 19, 2008 13:34
Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
- Anexos
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[O anexo não pode ser exibido, pois a extensão pdf foi desativada pelo administrador.]
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por Giles » Dom Out 19, 2008 13:53
Valew-se! Molina e Maligno!
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por Neperiano » Qui Out 30, 2008 20:02
Ola
Não sei se isso é possivel, mas mudar esse topico de lugar seria o ideal, porque ele esta em algebra.
Abraços
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por Molina » Qui Out 30, 2008 23:46
Maligno escreveu:Ola
Não sei se isso é possivel, mas mudar esse topico de lugar seria o ideal, porque ele esta em algebra.
Abraços
É possível.
O Fábio fará isso.
Abraços!
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por SUELI SILVA » Qui Dez 11, 2008 23:00
podem me ajuda a resolver. resolva o sistema pela regra de craner x-3x+2=-4
2x+x-2=11
-x+2x-52=r5
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por jsperes » Qui Ago 13, 2009 00:32
molina escreveu:Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
OI MOLINA!!!
ME REGISTREI HOJE NO SITE, ESTOU NO 1º ANO DE LIC. COMPUTAÇÃO E ESTAMOS COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA ELEMENTAR DISCRETA, O PROF. PEDIU UMA PESQUISA EM SITES E DESCREVER O ENUNCIADO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA COM A OPERAÇÕES COM MATRIZES E SISTEMAS LINEARES.
ESTIVE OLHANDO OS SEUS EXERCÍCIOS E GOSTARIA DE SABER SE VC TEM OS GABARITOS DELES?
E SE PODERIA ME AJUDAR.
OBRIGADO
JSPERES
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por vanessacosta » Sex Ago 14, 2009 11:19
(UFRJ) João, Pedro e Maria se encontraram para
bater papo em um bar. João e Pedro trouxeram R$
50,00 cada um, enquanto Maria chegou com menos
dinheiro.
Pedro, muito generoso, deu parte do que tinha
para Maria, de forma que os dois ficaram com a
mesma quantia.
A seguir, João resolveu também repartir o que
tinha com Maria, de modo que ambos ficassem com
a mesma quantia. No final, Pedro acabou com R$ 4,00
a menos do que os outros dois.
Determine quanto Maria possuía quando chegou
ao encontro.
Bom, eu tentei resolver assim:
J = 50
P = 50
M = x
Pedro deu Y para Maria então P = 50-y
e Maria => M = x+y sendo que M = P
João deu z para Maria... J = 50 - z
e Maria => M = x+y+z sendo que M=J
aí depois não consegui sair dai ... Me ajudeeem?!
a Resposta do gabarito é R$34,00
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por Molina » Sex Ago 14, 2009 14:26
jsperes escreveu:molina escreveu:Eis aqui uma lista com poucos exercícios.
To preparando para aplicar no estágio que estou fazendo.
Assim que eu terminar coloco mais,
Abraços
OI MOLINA!!!
ME REGISTREI HOJE NO SITE, ESTOU NO 1º ANO DE LIC. COMPUTAÇÃO E ESTAMOS COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA ELEMENTAR DISCRETA, O PROF. PEDIU UMA PESQUISA EM SITES E DESCREVER O ENUNCIADO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA COM A OPERAÇÕES COM MATRIZES E SISTEMAS LINEARES.
ESTIVE OLHANDO OS SEUS EXERCÍCIOS E GOSTARIA DE SABER SE VC TEM OS GABARITOS DELES?
E SE PODERIA ME AJUDAR.
OBRIGADO
JSPERES
Boa tarde, JSPERES.
Bem-vindo ao fórum. As questões do arquivo são de simples resolução. Acho que você que está cursando não terá grandes problemas em resolver. Até porque é um bom treinamento para você. Eu não tenho as soluções digitadas, mas caso você tenha dúvida nas resoluções é só avisar que eu coloco as respostas.
Abraços,

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Sistemas de Equações
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Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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