• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Exércicio de MRU

FAP0151
Regras do fórum

  1. Não envie somente enunciados de problemas, informe suas tentativas e dificuldades!

    Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.

    Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;



  2. Para não haver má interpretação em suas postagens, especialmente na precedência das operações, utilize LaTeX, podendo ser a partir do botão "editor de fórmulas".


    Bons estudos!

Exércicio de MRU

Mensagempor DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 20:44

Um altomóvel, em movimento uniforme por uma rodovia, passou pelo km AB às 4 horas, pelo km BA às 5 horas e pelo km AOB às 6 horas. Determine a velocidade do altomóvel.
obs: A e B são algarismos desconhecidos e O é o zero
Resposta: V=45Km/h

Vendo a resoluçao na net nao entendi essa parte:

AB = 10A + B
BA = 10B + A
AOB = 100A + B

Alguém pode me explicar o porque disso
DSAITO96
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 12, 2012 22:14
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor Russman » Seg Jul 16, 2012 21:12

Pelo q eu entendi oa km AB, BA e A0B são tais que A e B representam algarismos. Se, por exemplo, "AB"=46 então A = 4 e B = 6. Logo, podemos dizer que

"AB" = 10A + B.

E imagino que o exercício peça a velocidade média do percurso, não?
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 21:39

Ele quer a velocidade média sim , mas eu ainda nao entendi o porque do 10
DSAITO96
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 12, 2012 22:14
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor Russman » Seg Jul 16, 2012 21:55

O nosso sistema numérico baseia-se em uma linguagem POSICIONAL. Isto é, utilizamos 10 algarismos distintos que, de acordo com sua posição, representam valores diferentes!.

Veja que a sequencia 100 se utiliza dos mesmo algarismos qe a sequencia 001, porém a primeira representa uma centena enquanto a outra uma unidade. O que muda de uma para a outra? A posição dos números!

Assim, quando escrevemos 46 estamos , na verdadem escrevendo 40 + 6, ou seja, 4 dezenas e 6 unidades. Logo,

46 = 40+6 = 4.10 + 6

Portanto, generalizando, um número de 2 algarismos escrito na linguagem posicional tem valor dado por

"AB" = 10A+B .

Ainda, por exemplo, um número de 3 algarismos escrito na linguagem posicioanal tem valor dado por

"ABC" = 100A + 10B + C.

E assim, sucessivamente.
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor Arkanus Darondra » Seg Jul 16, 2012 22:01

Como o movimento é uniforme, a velocidade escalar do percurso coincidirá com a velocidade média.
Arkanus Darondra
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 22:06

Nossa agora eu entendi , vlw cara :-D
DSAITO96
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jul 12, 2012 22:14
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Matemática
Andamento: cursando

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor Russman » Seg Jul 16, 2012 22:20

É mesmo! Eu não me prestei atenção em "...movimento uniforme..." .

Que bom que entendeu. (:
"Ad astra per aspera."
Russman
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1183
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 22:06
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Física
Andamento: formado

Re: Exércicio de MRU

Mensagempor Arkanus Darondra » Seg Jul 16, 2012 22:21

:-D
Arkanus Darondra
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 18:19
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Fundamentos de Mecânica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?