FAP0151
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Queremos que a "ajuda" represente um trabalho interativo, pois saber especificar a dúvida exige estudo.
Serão desconsiderados tópicos apenas com enunciados, sem interação. Nosso objetivo não é resolver listas de exercícios;
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Bons estudos!
por DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 20:44
Um altomóvel, em movimento uniforme por uma rodovia, passou pelo km AB às 4 horas, pelo km BA às 5 horas e pelo km AOB às 6 horas. Determine a velocidade do altomóvel.
obs: A e B são algarismos desconhecidos e O é o zero
Resposta: V=45Km/h
Vendo a resoluçao na net nao entendi essa parte:
AB = 10A + B
BA = 10B + A
AOB = 100A + B
Alguém pode me explicar o porque disso
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por Russman » Seg Jul 16, 2012 21:12
Pelo q eu entendi oa km AB, BA e A0B são tais que A e B representam algarismos. Se, por exemplo, "AB"=46 então A = 4 e B = 6. Logo, podemos dizer que
"AB" = 10A + B.
E imagino que o exercício peça a velocidade média do percurso, não?
"Ad astra per aspera."
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por DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 21:39
Ele quer a velocidade média sim , mas eu ainda nao entendi o porque do 10
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por Russman » Seg Jul 16, 2012 21:55
O nosso sistema numérico baseia-se em uma linguagem POSICIONAL. Isto é, utilizamos 10 algarismos distintos que, de acordo com sua posição, representam valores diferentes!.
Veja que a sequencia 100 se utiliza dos mesmo algarismos qe a sequencia 001, porém a primeira representa uma centena enquanto a outra uma unidade. O que muda de uma para a outra? A posição dos números!
Assim, quando escrevemos 46 estamos , na verdadem escrevendo 40 + 6, ou seja, 4 dezenas e 6 unidades. Logo,
46 = 40+6 = 4.10 + 6
Portanto, generalizando, um número de 2 algarismos escrito na linguagem posicional tem valor dado por
"AB" = 10A+B .
Ainda, por exemplo, um número de 3 algarismos escrito na linguagem posicioanal tem valor dado por
"ABC" = 100A + 10B + C.
E assim, sucessivamente.
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por Arkanus Darondra » Seg Jul 16, 2012 22:01
Como o movimento é uniforme, a velocidade escalar do percurso coincidirá com a velocidade média.
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por DSAITO96 » Seg Jul 16, 2012 22:06
Nossa agora eu entendi , vlw cara

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por Russman » Seg Jul 16, 2012 22:20
É mesmo! Eu não me prestei atenção em "...movimento uniforme..." .
Que bom que entendeu. (:
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por Arkanus Darondra » Seg Jul 16, 2012 22:21
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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