por Cleyson007 » Qui Ago 06, 2009 12:12
Olá, bom dia!
Estou encontrando dificulde para montar as equações do problema que segue. Alguém pode me ajudar?
--> Se o Adriano tivesse 3 anos a menos do que tem e se o Bruno tivesse 5 anos mais do que tem,a diferença dos quadrados de suas idades e mais o triplo da idade que o Bruno tinha há 6 anos atrás seria igual a 1848.Hoje o produto de suas idades mais o quadrado da idade do Adriano daqui a 9 anos será igual a 5737.Qual a idade de cada um hoje?
Estou fazendo assim:
*Chamando de

--> Idade do Adriano
*Chamando de

--> Idade do Bruno
Teria,


Quanto a outra parte do problema:

Seria isso?
Agradeço sua ajuda.
Até mais.
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Cleyson007
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por Felipe Schucman » Qui Ago 06, 2009 19:46
Bom Dia,
Cleyson007 escreveu:Olá, bom dia!
Estou encontrando dificulde para montar as equações do problema que segue. Alguém pode me ajudar?
--> Se o Adriano tivesse 3 anos a menos do que tem e se o Bruno tivesse 5 anos mais do que tem,a diferença dos quadrados de suas idades e mais o triplo da idade que o Bruno tinha há 6 anos atrás seria igual a 1848.Hoje o produto de suas idades mais o quadrado da idade do Adriano daqui a 9 anos será igual a 5737.Qual a idade de cada um hoje?
1)(A-3)^2 - (B+5)^2 + 3*(B-6) = 1848 ----->A^2 - 6A - B^2 - 7B = 1882
2) A*B + (A+9)^2 = 5737 ------------------->A*B + A^2 +18A = 5656 ---->A(B + A + 18) = 5656---> B= 5656/A - A - 18
Substituindo B na equação 1:
A^2 - 6A - (5656/A - A -18)^2 - 7*(5656/A - A -18) = 1882
Eu acho que resolvendo essa equação realmente grande deve se chegar ao resultado! To meio sem tempo mas tentarei resolver depois!Vou procurar um jeito mais facil!
Espero ter ajudado,
Um Abraço!
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Felipe Schucman
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por Cleyson007 » Sex Ago 07, 2009 13:43
Boa tarde Felipe!
Eu também ando um pouco atarefado... mas vamos fazer o seguinte: vou analisar sua resolução e qualquer coisa comento no fórum, ok?
Amigo, agradeço sua ajuda!
Até mais.
Um abraço.
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Cleyson007
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Ter Jun 24, 2014 19:25
Aritmética
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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