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[Limites em R2] duvida em exercício

[Limites em R2] duvida em exercício

Mensagempor inoj123 » Ter Jun 05, 2012 15:21

Boa tarde, sou novo neste fórum, por isso peço desculpa de estou a fazer algo de errado,

passo a especificar o exercício:

f\left( x,y\right) =\frac{x-xe^{x^{3}y}}{x^{4}y}

a solução desse limite, supostamente é -1, no entanto tentei ver o limite para algumas rectas...

para y=0, deu me uma indeterminação \frac{0}{0}
para y={x}^{\frac{1}{4}} e o resultado deu me 0, visto que a solução supostamente é -1 como deveria ter encarado este exercício?


Cumprimentos,
Jóni Silva.
inoj123
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Re: [Limites em R2] duvida em exercício

Mensagempor LuizAquino » Qua Jun 06, 2012 10:09

inoj123 escreveu:
passo a especificar o exercício:

f\left( x,y\right) =\frac{x-xe^{x^{3}y}}{x^{4}y}

a solução desse limite, supostamente é -1, no entanto tentei ver o limite para algumas rectas...

para y=0, deu me uma indeterminação \frac{0}{0}

para y={x}^{\frac{1}{4}} e o resultado deu me 0, visto que a solução supostamente é -1 como deveria ter encarado este exercício?


Você cometeu algum engano em suas contas.

Eu presumo que você deseja calcular o limite:

\lim_{(x,\,y)\to (0,\,0)} \frac{x-xe^{x^3y}}{x^4y}

Considerando o caminho y = x^{\frac{1}{4}}, quando x\to 0 temos que y\to 0 . Sendo assim, podemos reescrever o limite como sendo:

\lim_{x\to 0} \frac{x-xe^{x^3x^{\frac{1}{4}}}}{x^4x^{\frac{1}{4}}} = \lim_{x\to 0} \frac{x\left(1-e^{x^3x^{\frac{1}{4}}}\right)}{x^4x^{\frac{1}{4}}}

= \lim_{x\to 0} \frac{1-e^{x^3x^{\frac{1}{4}}}}{x^3x^{\frac{1}{4}}}

= \lim_{x\to 0} \frac{1-e^{x^{\frac{13}{4}}}}{x^{\frac{13}{4}}}

Fazendo a substituição u = 1- e^{x^{\frac{13}{4}}}, quando x\to 0 temos que u\to 0 .

Além disso, temos que x^{\frac{13}{4}} = \ln(1 - u) . Desse modo, temos que:

\lim_{x\to 0} \frac{1-e^{x^{\frac{13}{4}}}}{x^{\frac{13}{4}}} = \lim_{u\to 0} \frac{u}{\ln(1-u)}

= \lim_{u\to 0} \frac{u:u}{[\ln(1-u)]:u}

= \lim_{u\to 0} \frac{1}{\frac{1}{u}\ln(1-u)}

= \lim_{u\to 0} \frac{1}{\ln(1-u)^\frac{1}{u}}

Lembrando que \lim_{x\to 0} (1 + x)^{\frac{1}{x}} = e , podemos obter que:

= \frac{1}{\ln e^{-1}}

= \frac{1}{ - \ln e}

= -1
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Re: [Limites em R2] duvida em exercício

Mensagempor inoj123 » Qua Jun 06, 2012 16:03

muito obrigado! ajudou bastante

Cumprimentos,
Jóni Silva.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?