por LucieneHolanda » Dom Jun 03, 2012 19:18
Ja tentei de todas as formas mas não consigo chegar a nenhuma das alternativas e estou com dúvidas nas que eu marquei!! São quatro questões:
1- A taxa de variação de z em relação a t quanto t= 0, sendo z=x.y+2x.y² e sabendo-se que é igual a x= e^+ e y= 2+ t²
Sugestão: use a regra de cadeia dz/dt = az/ax. dx/dt + az/ay. dy/dt
a) 2
b)3
c)-2
d)0
e) 1
Marquei a alternativa E. Séra que está certo?
2- Considerando a função, o ponto critico (0,0) é: f(x,y) = x² - y² o ponto critica fxx(0,0) . fyy(0,0) - [ fxy(0,0)]²
a) Maximo relativo
b) Minimo relativo
c) Nada se conclui
d) Maximo absoluto
e) Ponto de sela
Marquei a alternativa C. Séra que esta certo?
3- A derivada parcial de f (x,y) = 2x³+y² em relação a x é:
Estou na dúvida entre as duas respostas abaixo, qual sera a correta?
a) 6x+y²
b) df = { (x,y) . pertence R² (y diferente x²)
4- A representação grafica do dominio da função f(x,y) = x²+y²-4 <--- dentro da raiz
Disculpem qualquer coisa, sou nova aqui no forum e um tanto leiga em computador porém necessito que me ajudem, também estou a disposição para ajudar. Obrigada.
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por Russman » Dom Jun 03, 2012 23:30
LucieneHolanda escreveu:1- A taxa de variação de z em relação a t quanto t= 0, sendo z=x.y+2x.y² e sabendo-se que é igual a x= e^+ e y= 2+ t²
Seria x=e^t ?
"Ad astra per aspera."
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por capodeferro » Ter Jun 05, 2012 12:33
Bom dia!
Fiz um exercício semelhante ao 4 numa prova ontem.
Domínio são valores que tornam a função verdadeira.
Como x²+y²-4 está dentro de raiz, temos as condições de existência.
Na minha prova que fiz ontem eu tinha essa mesma questão, mas estava como denominador. (era 120/raiz x²+y²-4)
No meu caso, como não existe raiz quadrada de números negativos E um denominador não pode ser 0 ficou: x²+y²-4 > 0 -> x²+y² > 4.
No seu caso, como não está como denominador, a raiz pode ser = 0 tambem, pois raiz de 0 é 0. Logo x²+y²-4>=0 -> x²+y²>=4.
x²+y²>=4 indica um gráfico de circunferencia, cujo tamanho do raio é a raiz do númerodo segundo membro (4).
A circunferencia terá centro (0,0) pois não tem ninguem multiplicando x e y.
seu gráfico terá centro 0,0. E o raio será 2.
Ficará como um sol. Fechado e agregando todos os valores pra fora da circunferencia incluindo a linha da circunferencia (>=2).
Bom, tentei te ajudar, sou aluno tambem, sei fazer o exercício mas nao tenho didática.
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capodeferro
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por LucieneHolanda » Ter Jun 05, 2012 15:26
capodeferro escreveu:Bom dia!
Fiz um exercício semelhante ao 4 numa prova ontem.
Domínio são valores que tornam a função verdadeira.
Como x²+y²-4 está dentro de raiz, temos as condições de existência.
Na minha prova que fiz ontem eu tinha essa mesma questão, mas estava como denominador. (era 120/raiz x²+y²-4)
No meu caso, como não existe raiz quadrada de números negativos E um denominador não pode ser 0 ficou: x²+y²-4 > 0 -> x²+y² > 4.
No seu caso, como não está como denominador, a raiz pode ser = 0 tambem, pois raiz de 0 é 0. Logo x²+y²-4>=0 -> x²+y²>=4.
x²+y²>=4 indica um gráfico de circunferencia, cujo tamanho do raio é a raiz do númerodo segundo membro (4).
A circunferencia terá centro (0,0) pois não tem ninguem multiplicando x e y.
seu gráfico terá centro 0,0. E o raio será 2.
Ficará como um sol. Fechado e agregando todos os valores pra fora da circunferencia incluindo a linha da circunferencia (>=2).
Bom, tentei te ajudar, sou aluno tambem, sei fazer o exercício mas nao tenho didática.
Imagina capodederro!! Vc explicou muito bem, entendi tudo. Pela sua resposta acredito que eu tenha errado esta questão. Ainda não tive acesso ao gabarito, aqui na UNIR os professores estão de greve. Obrigada!!!
Editado pela última vez por
LucieneHolanda em Ter Jun 05, 2012 15:31, em um total de 1 vez.
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por LucieneHolanda » Ter Jun 05, 2012 15:30
Russman escreveu:LucieneHolanda escreveu:1- A taxa de variação de z em relação a t quanto t= 0, sendo z=x.y+2x.y² e sabendo-se que é igual a x= e^+ e y= 2+ t²
Seria x=e^t ?
Disculpe mas não entendi voce Russman. O segundo "e" é uma conjunção. E é: e^+ não e^t
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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