por Roberta » Seg Jul 27, 2009 23:55
Ola pessoal.
Estou em dúvida com relação a esta questão. Vejam só:
(FINEP /2006 - NCE)
Precisa-se criar bandeiras para times de uma competição em um escola. As bandeiras terão a forma indicada na figura abaixo(*), com três faixas verticais adjacentes coloridas. Estarão disponíveis 5 cores distintas para se pintar as faixas. Em uma bandeira poderá ser usada a mesma cor em duas faixas distintas contanto que elas NÃO sejam adjacentes.
O número total de bandeiras distintas que podem ser criadas é:
(A) 60;
(B) 80;
(C) 100;
(D) 120;
(E) 125.
(*) a figura da bandeira é como um sorvete napolitano, ou como a bandeira da itália ou a da frança: um retângulo com 3 faixas transversais.
(continua)
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por Roberta » Ter Jul 28, 2009 00:00
Calculei da seguinte forma (sem usar fórmula)
5 x 4 x 5 = 100
na primeira faixa, podemos usar as 5 cores;
na segunda faixa, podemos usar só 4 cores;
na terceira faixa, podemos usar 5 cores novamente.
Isso porque pode haver repetição, contanto que as cores não sejam adjacentes!
Mas tb pensei o seguinte...
pode-se fazer o inverso .......... 4x5x4 = 80
Achei que 100 seria a resposta correta, mas - para minha surpresa - 80 é a resposta certa!!!
Alguém poderia me dizer pq o raciocínio com 100 não funciona? Estaria havendo algum tipo de repetição? de que forma?
Obrigada!!
Roberta

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por Molina » Ter Jul 28, 2009 09:24
Bom dia, Roberta.
Realmente a resposta é
80. Como? Vou tentar explicar:
Você tem 3 retângulos e quer pintar com cinco cores disponíveis. Porém, os retângulos adjacentes não podem ter a mesma cor, ou seja, o primeiro não pode ter a mesma cor do que o segundo; o segundo não pode ter a mesma cor do que o terceiro; e por isso o primeiro e o terceiro podem ter a mesma cor. Ok?
Agora vamos supor a cor: verde, amarelo, azul, vermelho e branco.
Para o primeiro retângulo você realmente tem
5 opções;
Vamos supor que a cor escolhida é vermelho.
Restam as cores verde, amarelo, azul e branco para o segundo retângulo
(já que os retângulos adjacentes nao podem ser da mesma cor).
Para o segundo retângulo você tem
4 opções;
Vamos supor que a cor escolhida é branco.
Restam as cores verde, amarelo, azul e vermelho para o terceiro retângulo
Note que o vermelho voltou a poder ser utilizado, já que o terceiro nao é vizinho do primeiro, mas o branco nao pode ser utilizado agora.
Para o terceiro retângulo você tem
4 opções;
Fazendo a multiplicação das opções: 5*4*4=80Espero ter ajudado.
Bom estudo,

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por Roberta » Ter Jul 28, 2009 11:14
Ola Molina!
Obrigada!

Agora entendi!
Abs.. Roberta

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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