por jhonniewalk » Qui Mai 24, 2012 16:49
Olá a todos,
Estou com algumas dúvidas em algumas derivadas, não tem haver com regras de derivação mas sim com simplificações com radicais e exponenciais.
Um dos exercícios é este:
![f(x)= \sqrt[]{\frac{3}{{x}^{5}}} f(x)= \sqrt[]{\frac{3}{{x}^{5}}}](/latexrender/pictures/6ece9ac4538bf0ea0bb303ed33d0a445.png)
A resolução do exercício é:
![f(x)=\frac{-5\sqrt[]{3}}{2\sqrt[]{{x}^{7}}} f(x)=\frac{-5\sqrt[]{3}}{2\sqrt[]{{x}^{7}}}](/latexrender/pictures/fa5b5f0eb3f6ee8718cb2ba5438439dd.png)
Os meus cálculos:

=

=
![\frac{1}{2\sqrt[]{}\frac{3}{{x}^{5}}}*\frac{-15}{{x}^{6}} \frac{1}{2\sqrt[]{}\frac{3}{{x}^{5}}}*\frac{-15}{{x}^{6}}](/latexrender/pictures/bffa052dc06a03638d03d8e1ec095f83.png)
=
![\frac{-15}{2 {x}^{6}\sqrt[]{}\frac{3}{{x}^{5}}} \frac{-15}{2 {x}^{6}\sqrt[]{}\frac{3}{{x}^{5}}}](/latexrender/pictures/57bf6c56f7959b40bc1afbebbe32f813.png)
Não sei simplificar mais do que isto
Onde posso ler sobre simplificações?
Obrigado
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jhonniewalk
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por DanielFerreira » Qui Mai 24, 2012 19:44
Jhonniewalk,
seja bem vindo!
Tente fazer o seguinte:
![f(x) = \sqrt[]{\frac{3}{x^5}} f(x) = \sqrt[]{\frac{3}{x^5}}](/latexrender/pictures/9736ee344761b5f3cbc59336f7ea7e6b.png)
![f(x) = \frac{\sqrt[]{3}}{\sqrt[]{x^5}} f(x) = \frac{\sqrt[]{3}}{\sqrt[]{x^5}}](/latexrender/pictures/9b9aa23ebd46de8c990d06caa4d3369e.png)
![f(x) = \frac{\sqrt[]{3}}{x^{\frac{5}{2}}} f(x) = \frac{\sqrt[]{3}}{x^{\frac{5}{2}}}](/latexrender/pictures/6d903c691ac8f7912b2bb7730ac4a965.png)
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habilidade é saber como fazer;
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por jhonniewalk » Qui Mai 24, 2012 20:32
Obrigado pela ajuda. Estou a tentar mas não vai lá.
![f(x)=\frac{\sqrt[]{3}}{{x}^{\frac{5}{2}}} f(x)=\frac{\sqrt[]{3}}{{x}^{\frac{5}{2}}}](/latexrender/pictures/a7fe70ed13adb53b11e63c4e273e8291.png)
=
![\frac{\left(\sqrt[]{3} \right)\left({x}^{\frac{5}{2}}\right)-\left(\sqrt[]{3} \right)\left({x}^{\frac{5}{2}} \right)}{\left( {{x}^{\frac{5}{2}}} \right)^{2}} \frac{\left(\sqrt[]{3} \right)\left({x}^{\frac{5}{2}}\right)-\left(\sqrt[]{3} \right)\left({x}^{\frac{5}{2}} \right)}{\left( {{x}^{\frac{5}{2}}} \right)^{2}}](/latexrender/pictures/19fcd510e9d8a56b089ccd2d2d2dd535.png)
=
![-\frac{\sqrt[]{3}*\frac{5}{2}{x}^{\frac{3}{2}}}{{x}^{\frac{10}{2}}} -\frac{\sqrt[]{3}*\frac{5}{2}{x}^{\frac{3}{2}}}{{x}^{\frac{10}{2}}}](/latexrender/pictures/2bebc543dd7855b63fd2ebcde4b9fbab.png)
=
![\frac{\sqrt[]{3}*\frac{5}{2}\sqrt[]{{x}^{3}}}{{x}^{5}} \frac{\sqrt[]{3}*\frac{5}{2}\sqrt[]{{x}^{3}}}{{x}^{5}}](/latexrender/pictures/e3513e345066abbb46cdc92c2eb1e394.png)
Não estou a conseguir perceber o que me falta.
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por DanielFerreira » Qui Mai 24, 2012 21:24
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por jhonniewalk » Seg Mai 28, 2012 21:01
Obrigado,
Ajudou bastante

Mas seria mais fácil se tivesse convertido para a forma equivalente:
![\sqrt[]{3} * {x}^{-\frac{5}{2}} \sqrt[]{3} * {x}^{-\frac{5}{2}}](/latexrender/pictures/69b4ba8659270963c7d7f3a5bdfeff87.png)
Depois era só aplicar a regra do expoente.
Mais uma vez obrigado.
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por DanielFerreira » Qui Mai 31, 2012 22:26
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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