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Triângulo retângulo

Triângulo retângulo

Mensagempor Pri Ferreira » Sex Mai 18, 2012 23:32

Num triângulo retângulo, a medida de um cateto é a metade da medida da hipotenusa. O quociente da medida
do outro cateto pela medida da hipotenusa é:
A)3.{3}^{1/2}
B) {3}^{1/2}
C) 2.{3}^{1/2}
D) 3.(2.{{3}^{1/2}})^{-1}
E) N.R.A.
Tentei mas aind não cheguei no resultado!!
Ajuda.
Pri Ferreira
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Re: Triângulo retângulo

Mensagempor pedroaugustox47 » Sáb Mai 19, 2012 02:23

\frac{cateto. oposto}{hipotenusa} = Senx
.
\frac{1}{2}=sen30
\frac{cateto .adjacente (o. outro. cateto)}{hipotenusa}=Cos30=\frac{\sqrt[2]{3}}{2}
pedroaugustox47
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Re: Triângulo retângulo

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 12:54

Outra maneira:
Num triângulo retângulo, a medida de um cateto é a metade da medida da hipotenusa.

b = \frac{1}{2}.a====> b = \frac{a}{2}====>b^2 = \frac{a^2}{4}

O quociente da medida do outro cateto pela medida da hipotenusa é:

Sabemos do Teorema de Pitágoras que:

a^2 = b^2 + c^2

a^2 = \frac{a^2}{4} + c^2

4a^2 = a^2 + 4c^2

3a^2 = 4c^2

\frac{c^2}{a^2} = \frac{3}{4}

\frac{c}{a} = \sqrt[]{\left(\frac{3}{4} \right)}

\frac{c}{a} = \frac{\sqrt[]{3}}{2}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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(David S. Jordan)
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Re: Triângulo retângulo

Mensagempor Pri Ferreira » Seg Mai 21, 2012 22:31

Obrigada, pela ajuda, mas a resposta do gabarito é D.
Não seria nenhuma das opções dadas...
Pri Ferreira
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Re: Triângulo retângulo

Mensagempor pedroaugustox47 » Seg Mai 21, 2012 22:45

Pri Ferreira escreveu:Obrigada, pela ajuda, mas a resposta do gabarito é D.
Não seria nenhuma das opções dadas...

note que \left[3.(2.\sqrt[]{3})^\left(-1 \right) \right]=\left[3.(\frac{1}{2. \sqrt[]{3}}) \right]=\left[ \frac{3}{2.\sqrt[]{3}}\right]=\left[\frac{3.\sqrt[]{3}}{6} \right]=\frac{\sqrt[]{3}}{2}
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Re: Triângulo retângulo

Mensagempor Pri Ferreira » Seg Mai 21, 2012 22:48

Ah!!Agora visualizei!!Obrigada!!!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?