Fabiano, Bom dia!
Primeiramente sou muito grato pela sua boa vontade em me ajudar.
Vamos lá, por exemplo:
Fiz a prova da CEF 2012.
Seguinte questão, pelo tamanho do enunciado já me deixou meio confuso.
O setor financeiro de uma empresa, que tem taxa mínima de atratividade de 10% ao ano, avalia duas alternativas: montar
um laboratório fotográfico ou terceirizar o serviço de fotografias. Para a opção de montar o laboratório fotográfico, o investimento inicial, os custos pagos ao final de cada ano, o tempo de utilização do laboratório e a informação adicional do valor
presente liquido, (VPL), do fluxo de caixa, estão apresentados no quadro a seguir.
Investimento inicial R$ 100.301,65
Custo operacional anual R$ 7.000,00
Custo de manutenção anual R$ 3.000,00
Valor residual zero
Tempo de utilização 4 anos
VPL R$ 132.000,30
No caso de terceirizar o serviço, o custo de manutenção fica por conta da empresa contratada.
É mais atraente terceirizar se, e somente se, o custo operacional anual dessa opção, em reais, for, no máximo, de
Dado: (1,10)^?4 = 0,68
(A) 42.240,10
(B) 41.250,10
(C) 33.000,08
(D) 22.060,40
(E) 11.760,00
Tipo, como identificar se é taxa nominal, efetiva, taxa de inflação. Quando sei que vou usar sistema de amortização SAC, PRICE ou SAM. Nem sempre isso vem claro nas questões. Muitas deles requer uma analise, e é essa analise que estou tendo dificuldades.
Muito obrigado pelo help.
Fabiano Vieira escreveu:Seria bom você postar alguma questão que tenha dúvida, porque há diversas fórmulas.
Mas, para estudar, sugiro a você que comece pelas as mais simples e mais utilizadas, juros simples e compostos, taxa nominal e efetiva, taxa de inflação e sistema de amortização SAC e PRICE.