por Andrewo » Sáb Abr 28, 2012 14:49
AÍ galera, blza?To começando a estudar funções, e tenho aí uns exercícios que preciso de ajuda:
1 - No gráfico representa-se a função f(x), definida no intervalo [-1, 5]. Se h(x) = f(x-1), então a soma h(0) + h(5) é igual a:

Resposta : 1
O que eu tentei : h(0) = 0-1 = -1 // h(5)= 5-1 = 4
4 - 1 = 3 esse foi meu resultado...
2 - Dadas as funções definidas por f(x) = x+

e g(x) =

+ 1, determine o valor de f(2).f(-3)
Resposta : 1
O que eu tentei : substitir o x pelo 2, e -3 tanto em f(x) como em g(x) e multiplicar os resultados...
3 - Dado que f(1)=2 e, para todo x, f(x)= 5.f(x-1), obtenha:
a)f(2)
O que eu tentei : f(2) = 5 . (2-1) = 5.1 = 5
b)f(3)
Tentei mesma coisa que na opção a
Resultados : a)10
b)50
Vlww

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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 21:45
Vlw Andrewo, tranquilidade!
Cara, procure colocar uma questão por tópico.
1)
Vai uma maneira bem simples de resolvê-la:
A partir do gráfico podemos perceber que quando x = - 1, y = 0;
quando x = 0, y = - 1
Isto é,
f(- 1) = 0
f(0) = - 1
f(1) = - 1
f(2) = - 1
f(3) = - 1
f(4) = 1
f(5) = 0
Até aqui tudo bem, né?!
Sabemos que: h(x) = f(x - 1)
e,
queremos h(0) e h(5)...
h(x) = f(x - 1)
h(0) = f(0 - 1)
h(0) = f(- 1)
h(0) = 0
h(x) = f(x - 1)
h(5) = f(5 - 1)
h(5) = f(4)
h(5) = 1
Portanto,
h(0) + h(5) =
0 + 1 =
1
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 21:53
2) Acho que vc cometeu algum equívoco nessa questão, pois foi dado f(x) e g(x), mas o problema pede apenas f(x); ou seja, g(x) desnecessário!
Mas, segue o comentário:
Nesses tipos de problemas não deve confundir x com f(x).
f(x) = y =====> se vc faz 'confusão' com esse f(x) poderá substituí-lo por y - dá no mesmo!!
f(2) = f(x)
x = 2 ==========> onde figurar x, coloque o 2
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por DanielFerreira » Sáb Abr 28, 2012 21:54
Quanto a questão 3), ela está correta!!
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por Andrewo » Dom Abr 29, 2012 10:55
danjr5 escreveu:
h(0) = f(- 1)
h(0) = 0
h(5) = f(4)
h(5) = 1
Portanto,
h(0) + h(5) =
0 + 1 =
1
Nessas 2 partes estou com dúvidas; pq o f(-1) ficou 0 e o f(4) ficou 1???
danjr5 escreveu:Quanto a questão 3), ela está correta!!
O gabarito está errado então...Pq no gabarito é 10 e 50.
Vlw aí pella ajuda, parceiro

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por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 15:01
QUESTÃO I:
De acordo com a figura, x varia de - 1 à 5, ou seja: {- 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}.
Agora, deverá encontrar os valores de y para cada valor de x.
Nessa parte, a leitura do gráfico deve ser feita, isto é, só saberá os valores de y através do gráfico.
Quando x = - 1, o ponto está no eixo x, portanto y = 0. ==========> (- 1, 0) ========> (x, y) ========> (x, f(x))
Quando x = 0, o ponto está no eixo y, portanto y = - 1. ==========> (0, - 1) ========> (x, y) ========> (x, f(x))
Quando x = 1, o ponto é dado por ============================> (1, - 1) ========> (x, y) ========> (x, f(x))
Quando x = 2, o ponto é dado por ============================> (2, - 1) ========> (x, y) ========> (x, f(x))
Quando x = 3, o ponto é dado por ============================> (3, - 1) ========> (x, y) ========> (x, f(x))
Quando x = 4, o ponto é dado por ============================> (4, 1) ==========> (x, y) =======> (x, f(x))
Quando x = 5, o ponto é dado por ============================> (5, 0) ==========> (x, y) =======> (x, f(x))
Aplique a dica que foi dada para a QUESTÃO II e tente terminá-la.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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