Primeiro, quero agradecer: obrigado, danjr5. Em segundo, quero pedir desculpas, pois eu deveria ter fechado o tópico assim que notei minha falta de atenção, e me justificar: eu estudo sozinho para prestar vestibular, e minhas horas de estudo são após expediente. Horário moderadamente inapropriado pelo cansaço, fato que me fez ler com falta de atenção o enunciado.
Eis que ele segue:
Livro: Fundamentos de Matemática Elementar, vol 4, questão 103.
Determine cinco números racionais em P.G. sabendo que sua soma é

e seu produto é 243.
Minha tentativa de resolução que estava correta até onde eu consegui no primeiro dia:

'considerem os . como multiplicações'.
Segunda parte:
resolvendo-se tudo isso, que é algo que me consumiu um bom pedaço de papel, tal qual eu não o encontro agora para simplesmente transcreve-lo aqui, o que se encontra será uma função do terceiro grau para q, de forma que as três raízes seriam q = 3 OU q =

OU q =
![\frac{-13-ou+\sqrt[2]{133}}{6} \frac{-13-ou+\sqrt[2]{133}}{6}](/latexrender/pictures/9332baacc6234c1765cfcdf78aa5b319.png)
. Meu erro foi, ao conferir o gabarito, não perceber que estava escrito no mesmo: q = tanto OU tanto OU tanto. Eu entendi que era q = tanto que dará tanto ou tanto. Erro de leitura. De qualquer forma, se alguém aí precisar de algo mais simples, a nível de ens médio que eu puder ajudar. xD