por tom_junior » Ter Jun 30, 2009 23:31
Olá,
Tentei resolver uma questão com o seguinte enunciado:
A altura de um triângulo equilátero inscrito numa circunferência é 2
![\sqrt[]{3} \sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/b84ccc0f808c82dca2d7b0f887c64445.png)
cm. A razão entre a área desse triângulo e a área de um quadrado inscrito nessa mesma circunferência é:
R=
![\frac{2}{3}.2\sqrt[2]{3} \frac{2}{3}.2\sqrt[2]{3}](/latexrender/pictures/bd179ae2589561cbf6cd780ef5bf4ae0.png)
-
tom_junior
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Ter Jun 30, 2009 23:05
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Marcampucio » Qua Jul 01, 2009 14:47
A revelação não acontece ao encontrar o sábio no alto da montanha. A revelação vem com a subida da montanha.
-
Marcampucio
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 180
- Registrado em: Ter Mar 10, 2009 17:48
- Localização: São Paulo
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: geologia
- Andamento: formado
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Triângulo Isósceles inscrito na circunferência]
por Gustavo Gomes » Dom Out 14, 2012 23:22
- 2 Respostas
- 12168 Exibições
- Última mensagem por Gustavo Gomes

Seg Out 15, 2012 23:27
Geometria Plana
-
- [Triângulo inscrito na circunferência inscrita no quadrado]
por Mayra Luna » Qui Out 18, 2012 19:05
- 4 Respostas
- 3018 Exibições
- Última mensagem por Mayra Luna

Qui Out 18, 2012 21:42
Trigonometria
-
- Pentágono inscrito na circunferência
por matheussodre » Qua Fev 22, 2017 22:44
- 5 Respostas
- 10151 Exibições
- Última mensagem por JayJay01

Seg Abr 24, 2017 01:18
Geometria Plana
-
- Explicação sobre módulo.
por gustavoluiss » Seg Fev 07, 2011 23:35
- 6 Respostas
- 3395 Exibições
- Última mensagem por gustavoluiss

Qua Fev 09, 2011 11:37
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Triângulo inscrito
por laisv11 » Qui Mai 28, 2009 16:33
- 4 Respostas
- 10456 Exibições
- Última mensagem por Molina

Sáb Mai 30, 2009 22:05
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.