Dê exemplos de sequências não constantes, tais que:
(a)

(b)

(c)
![{c}_{n} \rightarrow \sqrt[]{2} {c}_{n} \rightarrow \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/d6bad020cee4761e226f507d10e90a5a.png)
(d)

bom, sei que

Bom, quem puder dar uma luz agradeço imensamente. ^^
Danilo escreveu:Pessoal, tô estudando 'sequências e convergencia' para limites, e está complicadíssmo entender a teoria (livro 'calculo a uma variavel). Lendo... relendo... e ainda sim a matéria não fica clara. Talvez se vocês me ajudarem a fazer a algum exercício eu posso melhorar meu entendimento. Vamos ao exercício:
Dê exemplos de sequências não constantes, tais que:
(a)0,25
(b)-2,31
(c)
(d)
Danilo escreveu:bom, sei queconverge para 0,25 mas não sei com TOTAL CLAREZA o que isso quer dizer. Imagino que quanto maior o valor de n, mais de 0,25 a sequência se aproxima. certo?
Danilo escreveu:eu sei que uma sequencia constante é aquela que tem apenas um número...
Danilo escreveu:mas como assim uma sequencia constante tal que uma outra sequencia converge para um número?????
Danilo escreveu:Professor, então, posso colocar qualquer valor paraque o limite nunca vai dar um valor maior ou igual a 0,25, certo?
Danilo escreveu:Só não sei como chegar a essa fórmula. Aqui no livro tem alguns teoremas, mas tá complicado de utilizar.
Danilo escreveu: Existe alguma 'maneira padrao' de encontrar essas 'fórmulas convergentes' ? Como chego lá?
Danilo escreveu:Só mais uma pergunta: como eu poderia fazer para o caso de?
LuizAquino escreveu:Danilo escreveu:Só mais uma pergunta: como eu poderia fazer para o caso de?
Que tal pensar mais um pouco?! Tente fazer o exercício!
Você já sabe que. Com base no que eu já expliquei anteriormente, fica fácil exibir pelo menos um exemplo tal que
.
Danilo escreveu:Professor, então posso fazer assim?
limite de 1/n +quando n tende ao infinito =
(pois limite de 1/n quando n tende ao infinito = 0)
fiz uma prova que caiu uma questão que pedia 4 exemplos diferentes de sequencias que convergem paraaí eu pensei em
{,
... } , essa sequencia acima que eu acabei de colocar, e limite de 1/n² +
quando n tende ao infinito =
, e a quarta a mesma coisa só que com 1/n³. Enfim, está correto?
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante