![\lim_{x\rightarrow1-}\frac{x+\sqrt[2]{x}-2}{x-1} \lim_{x\rightarrow1-}\frac{x+\sqrt[2]{x}-2}{x-1}](/latexrender/pictures/189c14c38f6ecd3a5366471a2456a67e.png)
Já tentei resolver pela multiplicação do conjugado:
![\lim_{x\rightarrow1-}\frac{x+\sqrt[2]{x}-2}{x-1} . \frac{x-\left(\sqrt[2]{x}-2\right)}{x-\left(\sqrt[2]{x}-2\right)} \lim_{x\rightarrow1-}\frac{x+\sqrt[2]{x}-2}{x-1} . \frac{x-\left(\sqrt[2]{x}-2\right)}{x-\left(\sqrt[2]{x}-2\right)}](/latexrender/pictures/18a40ecda30586dcdb1fed9001a58628.png)
Comecei a pouco tempo o curso de Cálculo I e não adquiri ainda aquela sagacidade para resolver os exercícios.
duborgis escreveu:Já quebrei a cabeça tentando resolver esse limite, na verdade ele vem de um exercício de continuidade. Tenho que achar a resposta dele para achar uma constante da função que dá o limite pela direita.
Já tentei resolver pela multiplicação do conjugado:, mas acabo embolando durante a resolução e não chego a lugar nenhum.
Comecei a pouco tempo o curso de Cálculo I e não adquiri ainda aquela sagacidade para resolver os exercícios.
nietzsche escreveu:Você pode usar o teorema de L'Hospital.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_l%27H%C3%B4pital
nietzsche escreveu:Como esse limite apareceu de outro exercício eu sugeri que "apelasse" pra L'Hospital. Assim como nas vezes que resolvemos um exercício de derivada, às vezes não calculamos pela definição.
duborgis escreveu:Comecei a pouco tempo o curso de Cálculo I (...)
nietzsche escreveu:Luiz Aquino, às vezes você parece um pouco autoritário. Sei ajuda muita gente - inclusive eu em várias ocasiões - mas não precisa ficar corrigindo a pegunta dos outros como se a sua fosse a mais correta.
nietzsche escreveu:Proponha sua resposta e deixe que o dono da dúvida aprender com as várias possibilidades corretas de se resolver o problema.
nietzsche escreveu:Devo ter entendido errado sua sugestão escrita como uma afirmação: "Não é necessário apelar para a Regra de L'Hospital."
LuizAquino escreveu:Vide esse tópico:
Continuidade Limite
viewtopic.php?f=120&t=7587
Note que vale a pena fazer uma pesquisa no fórum antes de criar um novo tópico.
nietzsche escreveu:Você pode usar o teorema de L'Hospital.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_de_l%27H%C3%B4pital
Guill escreveu:Simples:
Guill escreveu:Tentarei de outra maneira:
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes