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Dúvida em Exercício

Dúvida em Exercício

Mensagempor LuizCarlos » Qui Abr 05, 2012 15:54

Olá amigos, não estou conseguindo entender esse exercício!

3) Você já sabe que a fórmula da área de um triângulo em função da base e da altura relativa a essa base é A = \frac{b.h}{2}.

a) Escreva uma fórmula para a área do triângulo ABC quando b = 13 cm.


A = \frac{13.h}{2}

b) Escreva três pares ordenados (h, A), que sejam soluções da fórmula que você escreveu no item a.

A = \frac{13.h}{2} , sendo A = 52 ; 40 ; 22

52 = \frac{13.h}{2}

52 . 2 = A = 13.h

104 = 13.h

\frac{104}{13} = \frac{13.h}{13}


8 = h

c) Escreva uma fórmula para a base b, quando a área do triângulo ABC {15}^{cm2}.


Esse item c) não consegui entender.



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Re: Dúvida em Exercício

Mensagempor Lucio Carvalho » Qui Abr 05, 2012 19:16

Olá LuizCarlos,

Se A = 15 cm2, então:

15 = b.h/2 <-> 30 = b.h <-> b = 30/h

Portanto, sendo a área do triângulo constante, existe uma relação de proporcionalidade inversa entre a base e a altura.

Espero ter ajudado.
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Re: Dúvida em Exercício

Mensagempor LuizCarlos » Qui Abr 05, 2012 22:45

Lucio Carvalho escreveu:Olá LuizCarlos,

Se A = 15 cm2, então:

15 = b.h/2 <-> 30 = b.h <-> b = 30/h

Portanto, sendo a área do triângulo constante, existe uma relação de proporcionalidade inversa entre a base e a altura.

Espero ter ajudado.


Não entendi, mas obrigado por ter tentando ajudar!
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Re: Dúvida em Exercício

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 06, 2012 10:00

Sua resposta do item (a) está correta, sua resolução do item (b) está incompleta. Você só fez a primeira parte do primeiro valor, que é encontrar o primeiro número do par ordenado. Como o exercício pediu, a resposta deve ser (8,52), onde h=8 e A=52. Faça os outros da mesma forma.

Para o item (c), vamos começar igualando a expressão da área com o valor dado: A = \frac{b \cdot h}{2} = 15. Agora, vamos multiplicar por 2 ambos lados: 2 \cdot \frac{b \cdot h}{2} = 2 \cdot 15 e chegamos em b \cdot h = 30. Queremos uma expressão para a base b, logo vamos isolá-lo: b = \frac{30}{h}.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?