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Problema! equação.

Problema! equação.

Mensagempor LuizCarlos » Ter Abr 03, 2012 10:59

Olá amigos,

Resolvi esse problema, encontrando a solução!

Mas o livro resolveu de forma diferente da forma como resolvi, dessa forma me deixando em dúvida!

Quero somente entender como o livro resolveu, pois consegui encontrar o resultado correto.

Juca está apaixonado! Para ver a namorada, ele faz uma longa viagem: 350 km a cada encontro. Numa de suas viagens, após alguns quilômetros, ele parou para um cafezinho e ainda percorreu o triplo do que já havia percorrido para chegar á cidade de sua namorada. Quantos quilômetros ele percorreu após o cafezinho.


Resolução:

a ------------------------- percurso antes do cafezinho

3a ------------------------ percurso após o cafezinho

a + 3a = 350km

4a = 350km

a = \frac{350km}{4}

a = 87, 5 km

87,5 km --------------------------- percurso antes do cafezinho

3 . 87,5 = 262,5 km

262,5 km -------------------------- percurso após o cafezinho

Resolução do livro:


x ----------------- Número de quilômetros percorridos após o cafezinho.

x ------------------ Número racional positivo : U = Q+

\frac{x}{3} -------------- x é o triplo de \frac{x}{3} portanto \frac{x}{3} é a parte percorrida antes do cafezinho.

\frac{x}{3} + x = 350 ------------------------- Equação do problema.


Não entendi! como assim x é o triplo de \frac{x}{3}, portanto \frac{x}{3} é a parte percorrida antes do cafezinho.
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Re: Problema! equação.

Mensagempor MarceloFantini » Ter Abr 03, 2012 14:59

Veja que 3 \left( \frac{x}{3} \right) = \frac{3}{3} \cdot x = x. Isto é equivalente a dizer que \frac{x}{3} é um terço de x.
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Re: Problema! equação.

Mensagempor LuizCarlos » Ter Abr 03, 2012 16:51

MarceloFantini escreveu:Veja que 3 \left( \frac{x}{3} \right) = \frac{3}{3} \cdot x = x. Isto é equivalente a dizer que \frac{x}{3} é um terço de x.
MarceloFantini escreveu:Veja que 3 \left( \frac{x}{3} \right) = \frac{3}{3} \cdot x = x. Isto é equivalente a dizer que \frac{x}{3} é um terço de x.


Olá MarceloFantini,

entendi o que você explicou, mas não estou conseguindo entender a resolução que o livro adotou!

Não estou entendendo essa parte!

\frac{x}{3} -------------- x é o triplo de \frac{x}{3} portanto \frac{x}{3} é a parte percorrida antes do cafezinho.
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Re: Problema! equação.

Mensagempor ednaldo1982 » Ter Abr 03, 2012 20:36

tanto faz os nomes que se dão aos bois...

Se a parte do percurso após o cafezinho for a sua referencia então a outra dependerá diretamente desta.

Se a parte "após" é 3 vezes o que está "antes", e se chamarmos "após" de x então o "antes" é x/3, mas se chamamos o "antes" de x então o "após" será 3x.
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Re: Problema! equação.

Mensagempor LuizCarlos » Ter Abr 03, 2012 23:42

ednaldo1982 escreveu:tanto faz os nomes que se dão aos bois...

Se a parte do percurso após o cafezinho for a sua referencia então a outra dependerá diretamente desta.

Se a parte "após" é 3 vezes o que está "antes", e se chamarmos "após" de x então o "antes" é x/3, mas se chamamos o "antes" de x então o "após" será 3x.


Olá amigo ednaldo1982, muito boa a sua forma de explicar, consegui entender!

O livro deveria explicar dessa forma! muito obrigado, por isso gosto desse site, sempre tem pessoas dispostas a ajudar e professores que entendem qual é a nossa dúvida, você foi diretamente no ponto certo da minha dúvida, era exatamente com essa questão de "após" e "antes" que estava com a pulga atrás da orelha hehehe! abraço.
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Re: Problema! equação.

Mensagempor ednaldo1982 » Qua Abr 04, 2012 00:37

Estamos aqui pra compartilhar o conhecimento...

Abraço.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?