por ginrj » Ter Jun 16, 2009 19:55
e aew galera, achei uma questão do cn 2007 bem confusa, nao consegui resolver, se alguem puder me da uma maozinha ^^
CN-2007) Uma Dívida, contraída à taxa de juros simples de 10% ao mês, deverá ser paga em duas parcelas, respectivamente iguais a R$ 126,00, daqui a 4 meses, e R$ 192,00, daqui a 6 meses.
Caso essa mesma dívida fosse paga em duas parcelas iguais, uma daqui a 4 meses e outra daqui a 6 meses, qual seria a diferença entre as somas dos valores pagos em cada caso?
a)R$ 4,30
b)R$ 4,40
c)R$ 4,50
d)R$ 4,60
e)R$ 4,70
bom
eu bolei um raciocinio mais nao tenho certeza se esta de acordo,
o total pago foi de 126+192=318 na primeira parte, logo esse 318 sofreu um aumento de 10% ao mês, como foram um total de 10 mêses sofreu um aumento de 100%, esses 100% de aumento sao iguais a 66 reais
entao fiz pela regra de 3
318 --------------->200%
x ---------------->100%
logo x vale 195.
entao o que ele pagou na segunda parte foi duas parcelas de 97,5
entao, eu cheguei ate ai, como eu disse nao tenho certeza se esta certo, se algum amigo do fórum puder dar uma ajuda pra que eu possa resolver o problema
VLw pessoal, boa semana
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por Molina » Qua Jun 17, 2009 21:29
Boa noite.
Tentei fazer e também não consegui.
Mas para não te deixar sem resposta, pesquisei na internet.
O comentário da pessoa que fez a solução é que trata-se de uma questão difícil (também achei).
Espero que você consiga entender:
Em juros simples, a formula do montante é M = C*(1+i*n)
onde: M é o montante, C é a dívida inicial, i é a taxa de juros (dividida por cem) , n é a quantidade de meses; (entenda * como multiplicacao.)
Fazendo essa conta duas vezes, uma para cada prestacao:
126 = x*(1+0,10*4) .....e.....192 = y*(1+0,10*6)
126 = x*1,40 ........................192 = y*1,60
x = 126/1,40......................... y = 192/1,60
x = 90.................................... y = 120
Isso quer dizer que, se fossem pagas à vista, de 126 só se pagaria 90, e de 192 só se pagaria 120.
Entao o preco a vista = 90 + 120 = 210 reais.
Agora, queremos dividir esses 210 reais em duas partes Z e W (Z + W = 210), de modo que elas gerem prestacoes iguais P ao final de 4 e 6 meses.
OU seja, Z*(1+0,10*4) = P e W*(1+0,10*6) = P
..................Z*1,40 = P.................W *1,60 = P.......(eqcoe @@)
Como esses resultados sao iguais,
Z*1,40 = W *1,60
Z = W*1,60/1,40 (eq. I)
Lembremos agora que Z + W = 210 => W = 210 - Z
Substituindo esse valor na (eq. I):
Z = W*1,60/1,40
Z = (210 - Z)*1,60/1,40
multiplicando o parentese por 1,60 e cruzando 1,40 vezes Z:
1,40*Z = 210*1,60 - Z*1,60
1,40Z + 1,60Z =210*1,60
3Z = 336
Z = 336/3
Z = 112....... daí, se a primeira parte é 112, para 210 reais faltam.......W= 210-112 => W = 98
Mas adivinha só.... nao queremos nem Z e nem W hehehehe..
O que queremos é o valor das prestacoes P, que sao iguais
Entao, voltemos lá atras nas (eqcoe @@), e vamos substituir o valor de Z ou de W para descobrir P:
.................Z*1,40 = P.................W *1,60 = P......
................112*1,40 = P..............98*1,60 = P
................P = 156,8....................P = 156,8
Agora sim, estamos quase lá...kkkk... que diversão hein?
O que o problema pede é "a diferença entre as somas dos valores pagos em cada caso"
No primeiro caso, foram pagos 126 + 192 = 318 reais.
No segundo caso, foram pagos duas de 156,80:
156,80 +156,80 = 313,60 reais.
Portanto, OBVIAMENTE, claro, sem pestanejar hehehee...
318,00 reais menos 313,60 reais = 4,40 reais.
A diferença de é R$ 4,40 (item "b")Fonte:
http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 912AAVxEz5 
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por ginrj » Qui Jun 18, 2009 17:30
uma questão bem complicada, ja estou entendendo como é o raciocinio dela, ^^ estou me preparando para o concurso do colegio naval desse ano, e pensar que esse tipo de questão concerteza vai cair faz agente tomar gosto e estudar o triplo

, vlwww molina ^^
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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