por SsEstevesS » Dom Mar 18, 2012 21:30
Olá,
Vejamos se alguém sabe como resolver esta questão, estou precisando.....
Postei 2 fotos para entenderem melhor o desenho e o que se pede.
Eu ja fiz a letra A, mas nao conssigo fazer a B.
Na figura abaixo temos uma sucessao de triangulos retangulos em que um de seus catetos mede 1cm. Cada angulo TETAn, onde n=1,2,3,4..... , o n representa o angulo formado pela hipotenusa e um cateto de 1cm. Faça o que se pede:

- Anexos
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- Foto2
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- Foto1
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por MarceloFantini » Dom Mar 18, 2012 23:56
Mostre o seu raciocínio na letra a, pois dele a letra b segue.
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por SsEstevesS » Seg Mar 19, 2012 00:21
Fiz PA
amanha mostro o que fiz para chegar na PA
creio que a b, seja PA de 2 ordem....
Mas nao sei como calcular somatorio dos fatores de PA de 2 ordem!
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por MarceloFantini » Seg Mar 19, 2012 00:38
Se por progressão aritmética de "segunda ordem" você diz

, está errado. Isto não é progressão aritmética, é apenas a soma de quadrados. Vai a dica:

. Usando isso você deve chegar na resposta.
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por SsEstevesS » Seg Mar 19, 2012 14:28
Po cara,
é isso ai... Muito obrigado!
Mas voce sabe como se chega nesta formula? qualo caminho que se percorre para chegar la?
grato!
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por MarceloFantini » Seg Mar 19, 2012 18:53
Não sei deduzir esta expressão, mas sei provar que ela é válida sempre, usando princípio da indução finita. Em todo caso, sabendo-a você já consegue resolver o problema.
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por LuizAquino » Seg Mar 19, 2012 22:02
MarceloFantini escreveu:Vai a dica:

.
SsEstevesS escreveu:Mas voce sabe como se chega nesta formula? qualo caminho que se percorre para chegar la?
MarceloFantini escreveu:Não sei deduzir esta expressão, mas sei provar que ela é válida sempre, usando princípio da indução finita.
Vamos começar a justificativa desenvolvendo o seguinte somatório:


No segundo membro, note que o primeiro somatório é exatamente o que queremos obter. Já o segundo é uma p. a. de primeiro termo 1, razão 1 e último termo n. Por fim, no terceiro estamos somando o número 1 uma quantidade n de vezes. Desse modo, temos que:

Por outro lado, temos que:
![\sum_{i=1}^n (i+1)^3 - i^3 = (\cancel{2^3} - 1^3) + (\cancel{3^3} - \cancel{2^3}) + (\cancel{4^3} - \cancel{3^3}) + \cancel{\cdots} + [(n+1)^3 - \cancel{n^3}] \sum_{i=1}^n (i+1)^3 - i^3 = (\cancel{2^3} - 1^3) + (\cancel{3^3} - \cancel{2^3}) + (\cancel{4^3} - \cancel{3^3}) + \cancel{\cdots} + [(n+1)^3 - \cancel{n^3}]](/latexrender/pictures/903da68a51eddbc3751a1cac8fae965c.png)

Usando as informações anteriores, temos que:



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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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