LuizCarlos escreveu:Estou conseguindo resolver questões de subtração de números inteiros, mas não estou conseguindo entender a ideia de diferença entre números inteiros, não estou conseguindo fazer uma analogia com alguma coisa, para que eu consiga entender o conceito de diferença entre números inteiros.
Na adição de números inteiros consigo fazer a analogia com dinheiro, pensando em dívida , e o que tenho para paga-la.
Mas já na subtração não consigo fazer essa analogia.
Pense em uma régua diferente, que no seu meio temos o número 0. Antes do número 0, vamos colocar os números negativos. Já depois do número 0, os positivos.
A figura abaixo ilustra essa régua.

- régua.png (931 Bytes) Exibido 1093 vezes
Nessa régua, o que significa -5 - (-2)? E o que significa -2 - (-5)?
A subtração a - b, com a e b números nessa reta, significa o tanto que devemos andar para ir de b até a, sendo que o sinal do resultado indica se devemos andar da esquerda para direita ou se devemos andar da direita para a esquerda.
Por exemplo, temos que -5 - (-2) = -3. Isso significa que partindo de -2, devemos andar 3 unidades para a esquerda de -2 até chegar no -5.
Por outro lado, temos que -2 - (-5) = 3. Isso significa que partindo de -5, devemos andar 3 unidades para a direita de -5 até chegar no -2.
Agora tente fazer outras subtrações entre inteiros seguindo essa ideia.