• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Matrizes inversas metodo adição

Matrizes inversas metodo adição

Mensagempor watson » Qua Fev 22, 2012 16:33

Pessoal Boa tarde !

Por favor alguem pode me ajudar ,como faço essa conta .
Determine a inversa das matrizes .
2x2.

| 2 4 |
| |
|1 5 |


2 4

1 5

Desde já muito segue o meu e-mail wateson@ig.com.br
watson
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 16:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: Matrizes inversas metodo adição

Mensagempor Andreza » Qua Fev 22, 2012 17:30

Vc multiplica a matriz por \begin{pmatrix}
   a & b  \\ 
   c & d 
\end{pmatrix} que é igual a matriz identidade \begin{pmatrix}
   1 & 0  \\ 
   0 & 1 
\end{pmatrix}

Monta o sistema e resolve as equações.
Andreza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Out 22, 2011 11:10
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenc. Plena Matemática
Andamento: formado

Re: Matrizes inversas metodo adição

Mensagempor watson » Qua Fev 22, 2012 19:14

Andreza Boa tarde !

Até ai eu sei fazer ,eu identifiquei que o valor dessa determinante é diferente de 0 .
10-4 =6 ,depois multipliquei pelas incognita x,y,z,t .Ai a minha dúvida entra agora ,eu não sei fazer o metodo da adição e substituição.

2.x+4.z <---- nesse ponto eu nao sei como exercer o metodo da adição e substituição
1.x+5.z

Desde muito Obrigado pelo retorno,me desculpe por alguma coisa ...

Aguardo retorno
God Bless You !
watson
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 16:20
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: cursando

Re: Matrizes inversas metodo adição

Mensagempor MarceloFantini » Qua Fev 22, 2012 22:07

A definição de matriz inversa é: dada uma matriz A, diremos que B é sua inversa se e somente se AB = BA = I onde I é a identidade. Uma condição necessária e suficiente para que uma matriz seja invertível é que seu determinante seja diferente de zero. Como você já verificou, isto é verdade e portanto podemos encontrar a matriz B.

Usando isto, seja B = \begin{bmatrix} a & b \\ c & d \end{bmatrix}. Faça AB = \begin{bmatrix} 2 & 4 \\ 1 & 5 \end{bmatrix} \cdot \begin{bmatrix} a & b \\ c & d \end{bmatrix} e iguale a I = \begin{bmatrix} 1 & 0 \\ 0 & 1 \end{bmatrix}. Você terá um sistema de quatro equações e quatro incógnitas, basta resolver.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Matrizes inversas metodo adição

Mensagempor LuizAquino » Qua Fev 22, 2012 22:44

watson escreveu:Ai a minha dúvida entra agora ,eu não sei fazer o metodo da adição e substituição.

2.x+4.z <---- nesse ponto eu nao sei como exercer o metodo da adição e substituição
1.x+5.z


Eu recomendo que você assista as videoaulas "Matemática - Aula 21 - Matriz Inversa", "Matemática - Aula 22 - Introdução aos Sistemas Lineares" e "Matemática - Aula 23 - Sistemas Lineares". Essas aulas estão disponíveis no canal do Nerckie:

http://www.youtube.com/nerckie
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Geometria Analítica

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?