• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Equação...

Equação...

Mensagempor nathyn » Seg Jan 30, 2012 15:18

oii, to meia enrolada na resolução dessas equações, nao sei se estou fazendo certo ou se tem alguma maneira mais simples de resolver, se alguem puder ajudar, por favor...

1ª) \frac{1}{\sqrt[]{x+\sqrt[]{{x}^{2}-1}}} + \frac{1}{\sqrt[]{x-\sqrt[]{{x}^{2}-1}}} = \sqrt[]{2({x}^{2}+1)}

Eu fiz o mmc e encontrei:

\frac{\sqrt[]{x-\sqrt[]{{x}^{2}-1}} + \sqrt[]{x+\sqrt[]{{x}^{2}-1}}}{x-\sqrt[]{{x}^{2}-1}} = \frac{x - \sqrt[]{{2x}^{4}-2}}{x-\sqrt[]{{x}^{2}-1}}

Elevei ambos os lados ao quadrado e ficou...

{x-\sqrt[]{{x}^{2}-1} + 2x-2 \sqrt[]{{x}^{2}-1} + {x+\sqrt[]{{x}^{2}-1} = {x}^{2}+{2x}^{4}-2-2x\sqrt[]{{2x}^{4}-2} \rightarrow

{2x + 2x-2 \sqrt[]{{x}^{2}-1} = {x}^{2}+{2x}^{4}-2-2x\sqrt[]{{2x}^{4}-2}

Daí então não sei mais como fazer... =/

2ª) \frac{x + \sqrt[]{3}}{\sqrt[]{x} + \sqrt[]{x+\sqrt[]{3}}} + \frac{x - \sqrt[]{3}}{\sqrt[]{x} - \sqrt[]{x-\sqrt[]{3}}}= \sqrt[]{x}

Tirando o mmc encontrei:

\frac{-x\sqrt[]{x-\sqrt[]{3}} -\sqrt[]{3x - \sqrt[]{3}} + x\sqrt[]{x} + x\sqrt[]{x + \sqrt[]{3}} - \sqrt[]{3x + \sqrt[]{3}} = -\sqrt[]{{x}^{3} - 3x}}{x - \sqrt[]{{x}^{2} - 3}}

nem sei se está certo, mas...

Me ajudem ae por favor...
nathyn
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 14:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Equação...

Mensagempor LuizAquino » Seg Jan 30, 2012 17:16

nathyn escreveu:1ª) \frac{1}{\sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}} + \frac{1}{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}}} = \sqrt{2({x}^{2}+1)}

Eu fiz o mmc e encontrei:

\frac{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}}{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} = \frac{x - \sqrt{{2x}^{4}-2}}{x-\sqrt{{x}^{2}-1}}


Você já começou errando o mmc. O correto seria:

\frac{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}}{\sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}}}= \sqrt{2({x}^{2}+1)}

Desenvolvendo o denominador, você poderia escrever:

\frac{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}}{\sqrt{\left(x+\sqrt{{x}^{2}-1}\right)\left(x-\sqrt{{x}^{2}-1}\right)}}= \sqrt{2({x}^{2}+1)}

\frac{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}}{\sqrt{x^2 - \left(\sqrt{{x}^{2}-1}\right)^2}}= \sqrt{2({x}^{2}+1)}

\frac{\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}}{\sqrt{1}}= \sqrt{2({x}^{2}+1)}

\sqrt{x-\sqrt{{x}^{2}-1}} + \sqrt{x+\sqrt{{x}^{2}-1}}= \sqrt{2({x}^{2}+1)}

Agora tente terminar.

nathyn escreveu:2ª) \frac{x + \sqrt{3}}{\sqrt{x} + \sqrt{x+\sqrt{3}}} + \frac{x - \sqrt{3}}{\sqrt{x} - \sqrt{x-\sqrt{3}}}= \sqrt{x}

Tirando o mmc encontrei:

\frac{-x\sqrt{x-\sqrt{3}} -\sqrt{3x - \sqrt{3}} + x\sqrt{x} + x\sqrt{x + \sqrt{3}} - \sqrt{3x + \sqrt{3}} = -\sqrt{{x}^{3} - 3x}}{x - \sqrt{{x}^{2} - 3}}


Novamente você já começou errando o mmc. O correto seria:

\frac{\left(x + \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} - \sqrt{x-\sqrt{3}}\right) + \left(x - \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} + \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)}{\left(\sqrt{x} + \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)\left( \sqrt{x} - \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)}= \sqrt{x}

Entretanto, seria mais interessante fazer algumas simplificações ao invés de efetuar a soma das frações no primeiro membro.

Por exemplo, você poderia escrever:

\frac{\left(x + \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} - \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)}{\left(\sqrt{x} + \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)\left(\sqrt{x} - \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)} + \frac{\left(x - \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} + \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)}{\left(\sqrt{x} - \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)\left(\sqrt{x} + \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)} = \sqrt{x}

\frac{\left(x + \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} - \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)}{\left(\sqrt{x}\right)^2 - \left(\sqrt{x+\sqrt{3}}\right)^2} + \frac{\left(x - \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} + \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)}{\left(\sqrt{x}\right)^2 - \left(\sqrt{x-\sqrt{3}}\right)^2} = \sqrt{x}

\frac{\left(x + \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} - \sqrt{x+\sqrt{3}}\right)}{-\sqrt{3}} + \frac{\left(x - \sqrt{3}\right)\left(\sqrt{x} + \sqrt{x-\sqrt{3}}\right)}{\sqrt{3}} = \sqrt{x}

Agora tente terminar.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Equação...

Mensagempor nathyn » Seg Jan 30, 2012 19:15

Aaah brigadão, a primeira eu entendi e consegui encontrar a resposta muito obrigada mesmo. Já a segunda eu não entendi o que foi feito, vc multiplicou em cima e em baica em cada fraçao pela mesma coisa? Pq foi feito isso e quando eu posso usar esse tipo de simplificação?
Desculpa, é que não tenho uma boa base...
d qualquer forma, muito obrigada.
nathyn
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 14:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: Equação...

Mensagempor LuizAquino » Seg Jan 30, 2012 23:48

nathyn escreveu:Já a segunda eu não entendi o que foi feito, vc multiplicou em cima e em baica em cada fraçao pela mesma coisa?


Sim, eu multipliquei o numerador e o denominador por uma mesma expressão.

nathyn escreveu:Pq foi feito isso e quando eu posso usar esse tipo de simplificação?


Isso foi feito para simplificar a raiz que havia no denominador.

A ideia é parecida com a que usamos quando queremos racionalizar denominadores.

nathyn escreveu:Desculpa, é que não tenho uma boa base...


Eu recomendo que você assista as vídeo-aulas do Nerckie. Elas estão disponíveis no canal dele no YouTube:

http://www.youtube.com/nerckie
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Equação...

Mensagempor nathyn » Ter Jan 31, 2012 10:42

aah ta, entendi... pq se multiplicar em cima e em baixo pela mesma coisa não altera a fração...
Brigadão e vou dah uma assistida sim.
Muito obrigada. Fica com Deus ;D
nathyn
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 39
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 14:21
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?