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[Help]Problemas de Análise Matemática 2

[Help]Problemas de Análise Matemática 2

Mensagempor Saturnino Nataniel » Seg Dez 12, 2011 20:05

Boa Noite pessoal! Bom Sou o Nataniel sou angolano e tenho 17anos de idade estudante de Engenharia do 1º ano!
Nunca participei de forums de Matemática, apenas de Informática, mais especificamente na área de informática...
Gostaria que alguem de boa fé me ajudasse na resolução desses 2 de 4 exercícios...
http://i.imgur.com/twj66.jpg
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Grato pela atenção!
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Re: [Help]Problemas de Análise Matemática 2

Mensagempor LuizAquino » Qua Dez 14, 2011 09:00

Saturnino Nataniel escreveu:Boa Noite pessoal! Bom Sou o Nataniel sou angolano e tenho 17anos de idade estudante de Engenharia do 1º ano!
Nunca participei de forums de Matemática, apenas de Informática, mais especificamente na área de informática...
Gostaria que alguem de boa fé me ajudasse na resolução desses 2 de 4 exercícios...
http://i.imgur.com/twj66.jpg
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Grato pela atenção!


Por favor, por questão de organização do fórum, escreva aqui todo o texto do exercício, enviando como imagem apenas o que for necessário.

Aproveito para frisar que enviar o texto do exercício como uma imagem prejudica o sistema de busca do fórum.
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Re: [Help]Problemas de Análise Matemática 2

Mensagempor Saturnino Nataniel » Sáb Dez 17, 2011 14:49

Desculpa aí mano! Não voltará a acontecer!
Fiz uma prova de Análise Matemática II, mas acho que fui injustiçado na correcção, 2ª feira terei um debate com o professor gostaria que alguem confirmasse se o meu resultado está certo, por favor!
A questã é a seguinte:
"Calcule o momento de inércia em relação à origem de uma placa uniforme, de massa M e tal que {y}^2{}+{x}^{2}\leq 1^0 \leq x \leq y^x + y \geq 1
Meu resultado foi: I= 0
gostaria que alguem confirmasse o resultado por favor!
OBS: Não consegui escrever a conjunção "e" (^) tive que improvisar, ficou muito pequeno!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?