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(calculo III) resolva o seguinte problema de valor inicial

(calculo III) resolva o seguinte problema de valor inicial

Mensagempor liviabgomes » Qui Dez 01, 2011 14:59

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anexo com a conta


podem me ajudar? tenho que fazer pela transformada de laplace??

brigada pela atenção.
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Re: (calculo III) resolva o seguinte problema de valor inici

Mensagempor LuizAquino » Dom Dez 04, 2011 12:08

liviabgomes escreveu:Resolva o seguinte problema de valor inicial
\begin{cases}
\frac{dx}{dt} = 2x - y + \textrm{sen}\,(2t)e^{2t} \\
\frac{dy}{dt} = 4x + 2y + 2\cos(2t)e^{2t} \\
\end{cases}
x(0)=1,\, y(0)=2


podem me ajudar? tenho que fazer pela transformada de laplace??


Você pode fazer pela Transformada de Laplace. Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 1
Aplique a Transformada de Laplace em cada equação.

\begin{cases}
{\cal L}\left[\frac{dx}{dt}\right] = {\cal L}\left[2x - y + \textrm{sen}\,(2t)e^{2t}\right] \\
{\cal L}\left[\frac{dy}{dt}\right] = {\cal L}\left[4x + 2y + 2\cos(2t)e^{2t}\right] \\
\end{cases}

\begin{cases}
s{\cal L}\left[x\right] - x(0) = 2{\cal L}\left[ x\right] - {\cal L}\left[y \right] + {\cal L}\left[\textrm{sen}\,(2t)e^{2t} \right]\\
s{\cal L}\left[y\right] - y(0) = 4{\cal L}\left[ x\right] + 2{\cal L}\left[y \right] + 2{\cal L}\left[\cos(2t)e^{2t} \right] \\
\end{cases}

\begin{cases}
(s-2){\cal L}\left[x\right] + {\cal L}\left[y \right]  = 1 + \frac{2}{(s-2)^2 + 4}\\
-4{\cal L}\left[x\right] + (s-2){\cal L}\left[y\right]  =  2 + \frac{2(s-2)}{(s-2)^2 + 4} \\
\end{cases}

Passo 2
Resolva o sistema anterior para {\cal L}\left[x \right] e {\cal L}\left[y \right] .

{\cal L}\left[x\right] = -\frac{2}{(s-2)^2 + 4} + \frac{s-2}{(s-2)^2 + 4}

{\cal L}\left[y\right]  =  \frac{4}{(s-2)^2 + 4} + \frac{8}{\left[(s-2)^2 + 4\right]^2} + \frac{2(s-2)}{(s-2)^2 + 4} + \frac{2(s-2)^2}{\left[(s-2)^2 + 4\right]^2}

Passo 3
Aplique a Transformada Inversa de Laplace na solução do sistema.

x(t) =  - \textrm{sen}\,(2t)e^{2t} + \cos(2t)e^{2t}

y(t) = 3\,\textrm{sen}\,(2t)e^{2t} + 2 \cos(2t)e^{2t}

Passo 4
Substitua as funções x(t) e y(t) no problema original para conferir a resposta.
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Re: (calculo III) resolva o seguinte problema de valor inici

Mensagempor liviabgomes » Dom Dez 04, 2011 20:55

muito obrigada pela ajuda, foi muito válido.. eu tinha trancado na transformada, e não tinha feito ela inversa depois.. me clareou as ideias.. hahaha. Lá no final para substituir no problema original como eu faço? pego a resposta e boto no lugar de x(t) e y(t) e derivo para ver se da certo?
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Re: (calculo III) resolva o seguinte problema de valor inici

Mensagempor LuizAquino » Seg Dez 05, 2011 10:15

liviabgomes escreveu:Lá no final para substituir no problema original como eu faço? pego a resposta e boto no lugar de x(t) e y(t) e derivo para ver se da certo?

Sim.
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Re: (calculo III) resolva o seguinte problema de valor inici

Mensagempor liviabgomes » Seg Dez 05, 2011 11:36

deeeu, brigada!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?