por Richard Oliveira » Qua Nov 09, 2011 20:30
Olá, não estou conseguindo resolver essa questão, já vi muitos exemplos de questões do tipo mas esta eu não estou sabendo começar. Acredito que seja fácil, mas eu não consegui mesmo. Segue:
Dada a função f e g de R em R, sendo

e

, então

é:
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por MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 21:11
Se

, temos que

. Calculando f no ponto

, teremos

.
Outra forma de fazer,
que vale apenas neste caso, é

, logo

.
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por Richard Oliveira » Qua Nov 09, 2011 21:50
Você colocou

pra poder cortar com o 4 e o -5? Desculpa mas, como você fez pra descobrir que tinha que usar essa fração?
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por MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 21:54
Sim, foi para cancelar os termos. Basicamente, eu tinha que encontrar um número k tal que

.
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por Richard Oliveira » Qua Nov 09, 2011 22:52
Ah sim, entendi. Eu só estava meio perdido em umas propriedades básicas.

Está certo essa parte?
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por MarceloFantini » Qua Nov 09, 2011 22:59
Está, é que você fez passo a passo e eu pulei a maioria utilizando o fato que

, logo

e

.
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por Richard Oliveira » Qua Nov 09, 2011 23:17
Ah sim, não sou muito prático ainda, mas de tanto ver respostas bem curtas aqui estou aprendendo. Então era isso que eu precisava pra entender. Agradeço pela paciência, me desculpe pelo incomodo, foi tudo foi muito bem explicado, obrigado.
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Emilia - Sex Dez 03, 2010 13:24
Preciso de ajuda no seguinte problema:
O governo de um Estado Brasileiro mudou a contribuição previdenciária de seus contribuintes. era de 6% sobre qualquer salário; passou para 11% sobre o que excede R$1.200,00 nos salários. Por exemplo, sobre uma salário de R$1.700,00, a contribuição anterior era: 0,06x R$1.700,00 = R$102,00; e a atual é: 0,11x(R$1.700,00 - R$1.200,00) = R$55,00.
i. Determine as funções que fornecem o valor das contribuições em função do valor x do salário antes e depois da mudança na forma de cobrança.
ii. Esboce seus gráficos.
iii. Determine os valores de salários para os quais:
- a contribuição diminuiu;
- a contribuição permaneceu a mesma;
- a contribuição aumentou.
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