por Cesar » Sex Out 28, 2011 21:46
esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
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por adri_santos » Sáb Out 29, 2011 00:17
Elis2011 escreveu:Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
Também cheguei a isso 495g (3/5 massa de agua 200g de = 120g + 375g peso do copo vazio)
Adriana
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por vlucia » Sáb Out 29, 2011 00:22
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por vlucia » Sáb Out 29, 2011 00:45
Oiii Cesar, eu te adicionei no msn, gostaria que me aceitasse, por favor..... tBM SOU DO REDEFOOOORRRRRRR
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por Cesar » Sáb Out 29, 2011 18:56
Galera eu corrigi com base do que foi feito aqui os exercicios qualquer coisa mandem email..
eu quero poder ajudar tb assim como sou ajudado aqui,
Cesar
cesar.mcm@uol.com.br
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por Cesar » Sáb Out 29, 2011 18:59
vlucia escreveu:Oiii Cesar, eu te adicionei no msn, gostaria que me aceitasse, por favor..... tBM SOU DO REDEFOOOORRRRRRR
rsrsr entao vi agora estou muito relapso..... rsrsrsrsrsrsrsrsrs amanha tem a prova do OFA... para fazer nem estudei vc nao sabe como estou nervoso por isso.
nao funciono por pressao.......
mais ja estou te adicionando.
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por Cesar » Sáb Out 29, 2011 19:01
adri_santos escreveu:Elis2011 escreveu:Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
Também cheguei a isso 495g (3/5 massa de agua 200g de = 120g + 375g peso do copo vazio)
Adriana
eu so meio doido vj vcs resolvendo aqui com classe.. usando isso e aquilo, eu sou menos tecnico vou testando e testando.. vi uma resoluçao aqui que usaram matrizes aqui nossa achei maravilhosa...mais eu fico indo e vindo entao vou resolvendo capengando mesmo
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por secel » Sáb Out 29, 2011 21:36
Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.comoi alef de uma olhada no item b vc achou 3/5 do todo e é 3/5 de aguá : 3/5 .375 = 225 + 200 do copo = 425 ok
a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
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por secel » Sáb Out 29, 2011 21:40
Cesar escreveu:adri_santos escreveu:Elis2011 escreveu:Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
vc está correta ok
Também cheguei a isso 495g (3/5 massa de agua 200g de = 120g + 375g peso do copo vazio)
Adriana
eu so meio doido vj vcs resolvendo aqui com classe.. usando isso e aquilo, eu sou menos tecnico vou testando e testando.. vi uma resoluçao aqui que usaram matrizes aqui nossa achei maravilhosa...mais eu fico indo e vindo entao vou resolvendo capengando mesmo
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por secel » Sáb Out 29, 2011 21:44
2. Os números reais a, b e c são tais que a + b + c = 15 e ab + bc + ca = 75.
(a) (2,0) Determine a2 + b2 + c2.
Solução:
a2 + b2 + c2 = (a + b + c)2
a2 + b2 + c2 = (a + b + c) (a + b + c) aplicando a propriedade distributiva
a2 + b2 + c2 = a2 + ab + ac + ba + b2 + bc + ca + cb + c2
a2 + b2 + c2 = a2 + b2 + c2 + 2ab + 2ac + 2bc
a2 + b2 + c2 – (2ab + 2ac + 2bc) = a2 + b2 + c2
( a + b + c)2 – 2(ab + bc + ca) = a2 + b2 + c2
152 – 2 . 75 = a2 + b2 + c2
225 – 150 = a2 + b2 + c2
a2 + b2 + c2 = 75
(b) (2,0) Calcule (a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2.
Resolução:
Aplicando produtos notáveis
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = a2 – 2ab + b2 + b2 -2bc + c2 + c2 + 2ac + a2 ? (Produtos notáveis)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2 a2 + 2 b2 + 2 c2 – (2ab + 2bc + 2ac) ? (ordenando)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2(a2 + b2 + c2) – 2(ab + bc + ac) ? (fatoração por evidência)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2 . 75 – 2 . 75 ? ( a2 + b2 + c2 = 75 pelo item a e ( ab+ bc + ac = 75 pelo enunciado)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 150 – 150
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 0
(c) (2,0) Encontre os valores de a, b e c.
Resolução:
Os divisores comuns entre 15 e 75 são (1, 3, 5 e 15) o único número que a + b + c = 15 e ab + bc + ca = 75 é o 5 por dedução.
Então vem que: a = b = c = 5
Resolvendo pelo item b
A soma resulta em zero então devemos ter obrigatoriamente:(a-b) = 0 (I), (b-c) = 0 (II) e (c-a) = 0 (III) então, de (I) teremos a = b = 5 (pois a = 5 por hipótese), de (II) teremos b = c, mas já sabemos que b = 5, assim c = 5, de (III) c = a, como a = 5 e c = 5 Logo, a = b = c = 5.
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por Pamela Camara » Dom Out 30, 2011 00:40
Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
Olá pessoal,
Também cheguei nessas respostas. Apenas na letra b, eu calculei 3/5 de 375, que é a massa (peso) da água.
No exercício dos números reais, eu consegui chegar ao mesmo sistema de equações e também concluí que a=b=c=5, mas não consigo fazer a letra b: (a-b)^2 + (b-c)^2 + (c-a)^2, como a,b,c são iguais o resultado é zero.
Comentem, por favor.
Abraços.
-
Pamela Camara
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por Cesar » Dom Out 30, 2011 16:46
Postei as atividades.
vamos ver no que da,,, estudei muito com vcs..
eu nao copio nada quero dizer qdo esta resolvida eu estudo para ver como vcs chegaram pois essas listas estavam muito complicadas.
Obrigado a todos.
-
Cesar
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por marina23484 » Dom Out 30, 2011 19:15
Pamela Camara escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
Olá pessoal,
Também cheguei nessas respostas. Apenas na letra b, eu calculei 3/5 de 375, que é a massa (peso) da água.
No exercício dos números reais, eu consegui chegar ao mesmo sistema de equações e também concluí que a=b=c=5, mas não consigo fazer a letra b: (a-b)^2 + (b-c)^2 + (c-a)^2, como a,b,c são iguais o resultado é zero.
Comentem, por favor.
Abraços.
Pamelaaa...
Manda um email pra mim.. q eu mando o meu resolvido pra vc, pra ver se vc entendee...
marina23484@hotmail.comMarina
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por deboralino » Dom Out 30, 2011 21:16
Boa Noite pessoal,
Meu nome é Débora e também faço RedeFor, confesso que estes exercícios estão me tirando o sono. Gostaria de participar do grupo e se possível ajudar em algo!!!
Leandro gostaria de receber o material q você tem disponível, para dar uma ajuda nessa atividade 3. meu e-mail é
lino-debora@bol.com.brAguardo retorno.
Obrigada e Boa Noite Débora
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por deboralino » Dom Out 30, 2011 21:20
vanessa134 escreveu:vanessa134 escreveu:ana clelia escreveu:vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.
Abraços
Vanessa
Eu também acho que a saída é por ai.
Vejam se tem algum erro nessa resolução:
Tomemos dois segmentos tais que AB seja a diagonal do quadrado e CD o lado desse mesmo quadrado, cujo lado mede l, portanto CD mede l.
Daí temos:
r = AB/CD = (l.raiz de 2)/l = raiz de 2
como AB = mEF e CD = nEF, então
AB/CD = mEF/nEF,
logo m/n = raiz de 2 que sabemos não ser um número racional.
Nesse caso a resposta para o item "a" seria negativa e a do item "b" seria essa demonstração, ou melhor, esse contra exemplo.
Será que é isso?
Por favor, vejam se tem algum erro pelo meio.
Nesse exercício será legal, colocar valores para AB= 5 e CD=2 por exemplo. Que no final vai resultar num núero racional.[/quote
Façam o segmentos AB e CD, sendo AB > CD.
-
deboralino
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por Aparecida » Dom Out 30, 2011 22:33
Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
quero muito ajuda de voces, tambem faço Redefor. esse forum para tirar duvidas é otimo pois podemos ter discussao
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por licarizzo1974 » Seg Out 31, 2011 10:31
Olá pessoal Resolvi o exercício 1 da atividade 4 do Redefor assim: porém digam-me se estou certa.
Considerando que restou 350 gramas do total da peça de queijo á Catarina, e a 1/2, ela havia dividido com sua avó, então Catarina mais sua avó tinha juntas 700 gramas do queijo.
Sendo ssim: X/3 + X/4 + X/6 + 700 = X
(4X+3X+2X+8400 )/12 = 12X/12
8400 = 12X + 3X
8400 = 3X
X = 8400/3
X = 2.800g
Mas estou com dificuldade no exercício 2 , se alguém puder me ajudar eu agradeço
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por Wanzinha » Seg Out 31, 2011 18:39
Olá Pessoal..a questão 2.Os números reais a, b e c são tais que a + b + c = 15 e ab + bc + ca = 75. consegui resolver assim...não sei se é isso
(a – b)² + (b – c)² + (c – a)² = a²-2ab+b²+b²-2bc+c²+c²-2ac+a² = 2(a² +b²+c²) -2(ab+bc+ac) =
= 2.75 - 2.75 = 0
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por eroswild » Seg Out 31, 2011 19:07
Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pessoal pensei diferente:
Na segunda questão eu tenho que calcular 3/5 do líquido primeiro para depois somar o peso do copo, com isto:
3/5 de 375 dá 225 gr mais o copo dá 425gr.
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eroswild
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por Maria Vieira » Seg Out 31, 2011 21:10
Editado pela última vez por
Maria Vieira em Seg Out 31, 2011 21:15, em um total de 1 vez.
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por Maria Vieira » Seg Out 31, 2011 21:12
eroswild escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pessoal pensei diferente:
Na segunda questão eu tenho que calcular 3/5 do líquido primeiro para depois somar o peso do copo, com isto:
3/5 de 375 dá 225 gr mais o copo dá 425gr.
Cesar, eu fiz mas não entendi onde voce achou
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g, pois já tentei varias vezes e consigo sempre 1/3, o que estou fazendo errado
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por Rosangela Ramos » Ter Nov 01, 2011 10:45
É amigo você não esta sozinho nessa, também não estudei nada, e nem quero corrigir gabarito...
Mas tenha certeza de uma coisa: " Não será uma mera prova que avaliará nossa capacidade como professores, se fosse o inverso.....colacassemos quem inventou essa coisa, com certeza ....ele teria nota 1, por que não são eles que estão em sala, não são eles que estudam a realidade do estado, então meu amigo tenha certeza que você ja é um anota 1000000000000000000
bjs
Boa Sorte!!!
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por ma07 » Ter Nov 01, 2011 18:21
adri_santos escreveu:Elis2011 escreveu:Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
Também cheguei a isso 495g (3/5 massa de agua 200g de = 120g + 375g peso do copo vazio)
Adriana
Olá tbm cheguei nesse valor: 3/5 x 375+200 g do copo=425g
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por Estrela_36 » Ter Nov 01, 2011 18:29
Nossa! esse espaço tem me ajudado demais!
Se não fosse vocês, já teria desistido.
Gostei da forma que o secel resolveu a segunda questão da Atividade 4 da Disciplina 2, foi a única resolução que confirmou a minha.
Também estava resolvendo pelo produto notável.
Já a Atividade 4 da disciplina 1, o exercício 1 e o 2 resolvi de forma diferente da maioria das postagens aqui colocadas.
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pai - 1/3
Irmã - 1/4
Primo - 1/6
Vó - 1/2 do restante
1/3+ 1/4+ 1/6= (4+3+2)/12= 8/12= 2/3
Portanto 2/3 foram distribuídos para o pai, irmã e primo.
Subtraímos do inteiro a parte distribuída para o pai, irmã e primo que resultará em 1/3, ou seja, a parte restante é de 1/3.
Já a vó recebeu metade do que restou da distribuição entre o pai, irmã e primo:
1/2.1/3 = 1/6, portanto a vó ficou com 1/6 e sobrou a outra metade do restante para Catarina, ou seja, 1/6
Agora, descobriremos quanto pesava a peça inteira de queijo.
1/6 - 350g
1 - x
x/6 = 350
X = 350 . 6
X = 2100g
R: A massa da peça comprada era de 2100g, ou seja, 2,1 kg.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pelo vendedor ambulante, Catarina pagou pela peça de queijo de 2,1 kg o valor de R$ 20,00.
Agora vamos calcular a mesma peça pelo valor do supermercado:
Sabemos que 1 kg do mesmo queijo custa R$ 7,00, portanto 2,1 kg sairiam por R$ 14,70.
Diante do exposto, concluímos que o preço do vendedor ambulante não era melhor que o preço anunciado pelo supermercado, pois pelo valor do supermercado, Catarina teria pagado R$14,70 pela mesma peça de queijo, ou seja, poupado R$5,30 em relação ao preço pago para o ambulante.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
1 copo cheio de água pesa - 575g
1 copo com 2/3 da água pesa - 450g
Chamando de “y” a massa do copo vazio e de “x” a massa da água, temos:
Motei um sistema:
y = 575 - x
y = 450 - 2/3x ?
y + x = 575 (multiplicamos por -1)
y + 2/3 x = 450 ?
-y - x = -575
y + 2/3 x = 450
Aplicando ométodo da adição, temos:
-x + 2/3 x= 450 - 575
-x + 2/3 x=-125
(-3x+2x=3.-125)/3
-x = -375 (multiplicamos por -1)
x = 375
Pegando a primeira equação do sistema e substituindo o valor de x por 375, temos:
Y = 575 – x
Y = 575 – 375
Y = 200
R: Sendo y a massa do copo vazio, podemos concluir que a massa do copo vazio é de 200 gramas.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
A massa da água em um copo cheio é igual a massa do copo com água menos a massa do copo:
x = 575 – y
x = 575 – 200
x = 375g
Então 3/5 de 375g é igual a:
3/5 . 375= 1125/5= 225g
R: A massa do copo com 3/5 de água é a massa do copo mais a massa da água, ou seja, 225g + 200g que resulta em 425 gramas.
Bem.. é isso pessoal,
Qualque coisa escrevam...
Bom feriado amanhã.
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por marcia-rda » Ter Nov 01, 2011 21:45
adri_santos escreveu:Elis2011 escreveu:Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
Também cheguei a isso 495g (3/5 massa de agua 200g de = 120g + 375g peso do copo vazio)
Adriana
Olá, não seria 3/5 de 375? que é o peso (massa) da água.....pois 200g, não é o peso (massa ) do copo vazio?
Marcia
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por marcia-rda » Ter Nov 01, 2011 21:58
Estrela_36 escreveu:Nossa! esse espaço tem me ajudado demais!
Se não fosse vocês, já teria desistido.
Gostei da forma que o secel resolveu a segunda questão da Atividade 4 da Disciplina 2, foi a única resolução que confirmou a minha.
Também estava resolvendo pelo produto notável.
Já a Atividade 4 da disciplina 1, o exercício 1 e o 2 resolvi de forma diferente da maioria das postagens aqui colocadas.
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pai - 1/3
Irmã - 1/4
Primo - 1/6
Vó - 1/2 do restante
1/3+ 1/4+ 1/6= (4+3+2)/12= 8/12= 2/3******(não seria 9/12)?confere....logo o resultado será 3/4....1-(3/4)= 1/4....assim, 1/2.1/4=1/8
Portanto 2/3 foram distribuídos para o pai, irmã e primo.
Subtraímos do inteiro a parte distribuída para o pai, irmã e primo que resultará em 1/3, ou seja, a parte restante é de 1/3.
Já a vó recebeu metade do que restou da distribuição entre o pai, irmã e primo:
1/2.1/3 = 1/6, portanto a vó ficou com 1/6 e sobrou a outra metade do restante para Catarina, ou seja, 1/6
Agora, descobriremos quanto pesava a peça inteira de queijo.
1/6 - 350g
1 - x
x/6 = 350
X = 350 . 6
X = 2100g
R: A massa da peça comprada era de 2100g, ou seja, 2,1 kg.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Pelo vendedor ambulante, Catarina pagou pela peça de queijo de 2,1 kg o valor de R$ 20,00.
Agora vamos calcular a mesma peça pelo valor do supermercado:
Sabemos que 1 kg do mesmo queijo custa R$ 7,00, portanto 2,1 kg sairiam por R$ 14,70.
Diante do exposto, concluímos que o preço do vendedor ambulante não era melhor que o preço anunciado pelo supermercado, pois pelo valor do supermercado, Catarina teria pagado R$14,70 pela mesma peça de queijo, ou seja, poupado R$5,30 em relação ao preço pago para o ambulante.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
1 copo cheio de água pesa - 575g
1 copo com 2/3 da água pesa - 450g
Chamando de “y” a massa do copo vazio e de “x” a massa da água, temos:
Motei um sistema:
y = 575 - x
y = 450 - 2/3x ?
y + x = 575 (multiplicamos por -1)
y + 2/3 x = 450 ?
-y - x = -575
y + 2/3 x = 450
Aplicando ométodo da adição, temos:
-x + 2/3 x= 450 - 575
-x + 2/3 x=-125
(-3x+2x=3.-125)/3
-x = -375 (multiplicamos por -1)
x = 375
Pegando a primeira equação do sistema e substituindo o valor de x por 375, temos:
Y = 575 – x
Y = 575 – 375
Y = 200
R: Sendo y a massa do copo vazio, podemos concluir que a massa do copo vazio é de 200 gramas.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
A massa da água em um copo cheio é igual a massa do copo com água menos a massa do copo:
x = 575 – y
x = 575 – 200
x = 375g
Então 3/5 de 375g é igual a:
3/5 . 375= 1125/5= 225g
R: A massa do copo com 3/5 de água é a massa do copo mais a massa da água, ou seja, 225g + 200g que resulta em 425 gramas.
Bem.. é isso pessoal,
Qualque coisa escrevam...
Bom feriado amanhã.
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por marcia-rda » Ter Nov 01, 2011 22:45
Pamela Camara escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
Olá pessoal,
Também cheguei nessas respostas. Apenas na letra b, eu calculei 3/5 de 375, que é a massa (peso) da água.
No exercício dos números reais, eu consegui chegar ao mesmo sistema de equações e também concluí que a=b=c=5, mas não consigo fazer a letra b: (a-b)^2 + (b-c)^2 + (c-a)^2, como a,b,c são iguais o resultado é zero.
Comentem, por favor.
Abraços.
Olá, para desenvolver a parte b) do exercício eu utilizei 1º desenvolver os quadrado, 2º agrupar os termos, ficando a²+b²+c²-(ab+bc+ac) e como por a) a²+b²+c²=75 e por definição, ab+bc+ac=75, temos 75-75=0 e para que (a-b)²+(b-c)²+(c-a)²=o,.......onde a soma de números positivos.........pois estão elevados a potência 2 ser igual a zero, necessariamente eles devem ser iguais, assim substituindo a=b=c em a+b+c=a+a+a=3a=15, então a=5=b=c...cqd
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marcia-rda
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por Estrela_36 » Qua Nov 02, 2011 13:25
Oi Marcia...
Realmente tinha errado a somatória das frações, realmente era 9/12 e não 8/12.
Muitíssimo obrigada.
Fiz a alteração.
Beijinhos e bom feriado!
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Estrela_36
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por marcia-rda » Qua Nov 02, 2011 14:19
Estrela_36 escreveu:Oi Marcia...
Realmente tinha errado a somatória das frações, realmente era 9/12 e não 8/12.
Muitíssimo obrigada.
Fiz a alteração.
Beijinhos e bom feriado!
Olha, estou adorando essa ideia de participar deste tipo de forum....bom poder ajudar...
Bom feriado tbm.
Marcia
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marcia-rda
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por Estrela_36 » Qua Nov 02, 2011 14:37
secel escreveu:2. Os números reais a, b e c são tais que a + b + c = 15 e ab + bc + ca = 75.
(a) (2,0) Determine a2 + b2 + c2.
Solução:
a2 + b2 + c2 = (a + b + c)2
a2 + b2 + c2 = (a + b + c) (a + b + c) aplicando a propriedade distributiva
a2 + b2 + c2 = a2 + ab + ac + ba + b2 + bc + ca + cb + c2
a2 + b2 + c2 = a2 + b2 + c2 + 2ab + 2ac + 2bc
a2 + b2 + c2 – (2ab + 2ac + 2bc) = a2 + b2 + c2
( a + b + c)2 – 2(ab + bc + ca) = a2 + b2 + c2
152 – 2 . 75 = a2 + b2 + c2
225 – 150 = a2 + b2 + c2
a2 + b2 + c2 = 75
(b) (2,0) Calcule (a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2.
Resolução:
Aplicando produtos notáveis
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = a2 – 2ab + b2 + b2 -2bc + c2 + c2 + 2ac + a2 ? (Produtos notáveis)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2 a2 + 2 b2 + 2 c2 – (2ab + 2bc + 2ac) ? (ordenando)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2(a2 + b2 + c2) – 2(ab + bc + ac) ? (fatoração por evidência)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 2 . 75 – 2 . 75 ? ( a2 + b2 + c2 = 75 pelo item a e ( ab+ bc + ac = 75 pelo enunciado)
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 150 – 150
(a – b)2 + (b – c)2 + (c – a)2 = 0
(c) (2,0) Encontre os valores de a, b e c.
Resolução:
Os divisores comuns entre 15 e 75 são (1, 3, 5 e 15) o único número que a + b + c = 15 e ab + bc + ca = 75 é o 5 por dedução.
Então vem que: a = b = c = 5
Resolvendo pelo item b
A soma resulta em zero então devemos ter obrigatoriamente:(a-b) = 0 (I), (b-c) = 0 (II) e (c-a) = 0 (III) então, de (I) teremos a = b = 5 (pois a = 5 por hipótese), de (II) teremos b = c, mas já sabemos que b = 5, assim c = 5, de (III) c = a, como a = 5 e c = 5 Logo, a = b = c = 5.
Oi Secel,
Eu só queria entender no item 2c, a relação dos divisores com as equações.
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Estrela_36
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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