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[Gradiente de função de três variáveis]

[Gradiente de função de três variáveis]

Mensagempor dulifs » Ter Nov 01, 2011 17:16

Olá,

Fiz o seguinte exercício: Determine um plano que seja tangente a superfície X^2 + 3Y^2 + 2Z^2 = 11/6 e paralelo ao plano X + Y + Z = 10

\Deltaf ( x, y,z) = ( 2x, 6y, 4z)

Vetor da quação X + Y + Z =10 ==> ( 1,1,1)

(2x,6y,4z) = K (1,1,1)

para K =1

2x=1 x= 1/2

6y=1 y=1/6

4z=1 z=1/4

Montando a equação do plano: (1,1,1)[ ( x - 1/2) + ( y- 1/6) + ( z-1/4) ]
Minha equação do plano deu: X + Y + Z = -11/12

Porém a resposta do livro está X+ Y + Z = -11/6 ou X + Y + Z = 11/6

Creio que errei no vetor, mas se for isso como devo fazer, alguém mais sabe me explicar o que está errado?

muito obrigada, desde já.
dulifs
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Re: [Gradiente de função de três variáveis]

Mensagempor LuizAquino » Ter Nov 01, 2011 22:49

dulifs escreveu:Fiz o seguinte exercício: Determine um plano que seja tangente a superfície X^2 + 3Y^2 + 2Z^2 = 11/6 e paralelo ao plano X + Y + Z = 10

\Delta f ( x,\, y,\, z) = ( 2x,\, 6y,\, 4z)


O símbolo correto para o gradiente é o nabla e não o delta como você escreveu. Isto é, a escrita correta é:

\nabla f ( x,\, y,\, z) = ( 2x,\, 6y,\, 4z)


dulifs escreveu:Creio que errei no vetor, mas se for isso como devo fazer, alguém mais sabe me explicar o que está errado?


Você obteve que:

(2x, 6y, 4z) = k(1, 1, 1)

A partir disso você (magicamente) fixou k = 1. Aqui está o seu erro.

O correto seria fazer o seguinte.

Da equação acima, você tem que:

\begin{cases}
x = \frac{k}{2} \\
y = \frac{k}{6} \\
z = \frac{k}{4}
\end{cases}

Substituindo essas informações na equação da superfície, você tem que:

\left(\frac{k}{2}\right)^2 + 3\left(\frac{k}{6}\right)^2 + 2\left(\frac{k}{4}\right)^2 = \frac{11}{6}

Agora resolva essa equação.

Em seguida, para cada valor de k obtido você terá um ponto (k/2, k/6, k/4).

Por fim, basta montar a equação de cada plano.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?