silvia fillet escreveu:“Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por r=(AB) ?/(CD) ? Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que (AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?, com m e n inteiros positivos. Temos então que r=m/n, ou seja, r é um número racional.”
A afirmação acima é sempre verdadeira, isto é, a razão entre os segmentos AB e CD , é sempre um número racional?
Demonstre que r é sempre um racional (se você assim concluiu), ou então, que r pode não ser um racional (se você assim concluiu)
solicitamos que a demonstração seja feita sem a utilização do conceito de Número Irracional.
Pessoal, essa já é a atividade 3 disciplina 1
LeandroMoraes escreveu:Pessoal,
Estou estudando o arquivo que postei pelo email. A resposta está lá.
Mas quero me certificar bem dessa resposta, pois na primeira avaliação o meu tutor descontou 2,5 pontos, por falta de argumentação.
Assim que eu tiver um tempinho (acho que só no final de semana), farei essas atividades 3.
Um abraço a todos...
LeandroMoraes escreveu:Vanessa,
Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.
Sds
Leandro
Sds
Leandro
vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.
Abraços
Vanessa
silvia fillet escreveu:“Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por r=(AB) ?/(CD) ? Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que (AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?, com m e n inteiros positivos. Temos então que r=m/n, ou seja, r é um número racional.”
A afirmação acima é sempre verdadeira, isto é, a razão entre os segmentos AB e CD , é sempre um número racional?
Demonstre que r é sempre um racional (se você assim concluiu), ou então, que r pode não ser um racional (se você assim concluiu)
solicitamos que a demonstração seja feita sem a utilização do conceito de Número Irracional.
Pessoal, essa já é a atividade 3 disciplina 1
Sds
Leandro
Sds
Leandro
ana clelia escreveu:vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.
Abraços
Vanessa
Eu também acho que a saída é por ai.
Vejam se tem algum erro nessa resolução:
Tomemos dois segmentos tais que AB seja a diagonal do quadrado e CD o lado desse mesmo quadrado, cujo lado mede l, portanto CD mede l.
Daí temos:
r = AB/CD = (l.raiz de 2)/l = raiz de 2
como AB = mEF e CD = nEF, então
AB/CD = mEF/nEF,
logo m/n = raiz de 2 que sabemos não ser um número racional.
Nesse caso a resposta para o item "a" seria negativa e a do item "b" seria essa demonstração, ou melhor, esse contra exemplo.
Será que é isso?
Por favor, vejam se tem algum erro pelo meio.
Cesar escreveu:Boa noite a todos.
Tambem faço parte do Redefor, bom estou achando as atividades muito complicadas, esse dos numeros racionais, eu pensei assim, nao riam heim rsrsr.
primeiramente m e n seria o numero de vezes que EF cabem em AB e CD, sendo que M e N fazem parte de numeros inteiros.
Primeiramente numero inteiro tem zero.....
Bom dai pensei que nao poderia ser assim e conclui que poderia ser igual ao que nosso amigo resolveu anteriormente. Essa atividade vale 8 e nao sei o como resolver.
me ajudem por favor.
ana clelia escreveu:vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.
Abraços
Vanessa
Tomemos dois segmentos tais que AB seja a diagonal do quadrado e CD o lado desse mesmo quadrado, cujo lado mede l, portanto CD mede l.
Daí temos:
AB/CD = mEF/nEF,
Nesse caso a resposta para o item "a" seria negativa e a do item "b" seria essa demonstração, ou melhor, esse contra exemplo.
Será que é isso?
vanessa134 escreveu:ana clelia escreveu:vanessa134 escreveu:Olá pessoal, tudo bem? Essa atividade está de matar mesmo! Mas eu estava pensando neste minuto e não seria melhor começar colocando valores pra cada segmento.
Abraços
Vanessa
Daí temos:
AB/CD = mEF/nEF,
Será que é isso?
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :