por olivergentris » Sáb Out 08, 2011 19:41
Problema:Em uma fábrica, sabe-se que nela estão trabalhando homens e mulheres, sendo que o grupo de homens recebe R$54,00 por dia, o mesmo valor é pago ao grupo das mulheres. Também sabe-se que cada homem recebe R$1,20 a mais por dia que cada mulher e que há doze mulheres a mais que homens. O número de mulheres é:
a)24
b)30
c)36
d)49
e)51
Chamei os homens de x e as mulheres de y.
Consegui uma equação: x=y-12
Fiquei em dúvida em relação a outra.
Espero ajuda
Grato
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olivergentris
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por joaofonseca » Sáb Out 08, 2011 20:41
Bem...
Da primeira equação sabemos y=x+12.
Também sabemos que cada grupo ganha 54,00 por dia, sabemos que cada homem(x) ganha mais 1.2 do que cada mulher e que existem mais 12 mulheres do que homens(x).
Em média cada homem ganha:

Cada mulher ganha:

Se ambas as equações são iguais a
V podemos iguala-las uma à outra.

No final ficamos com uma equação do 2º grau em que
x é o número de homens, logo basta somar 12 a
x para obter o nº de mulheres.Só interessa as soluções positivas!
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por olivergentris » Dom Out 09, 2011 17:34
Compreendi o seu pensamento.
Fiz a equação de segundo grau, mas quando fui resolver percebi que não havia resultado. Devo ter errado em alguma coisa.
Da equação: 54/x+1,2=54/(x+12)
Fiquei com: 54(x+12)+1,2x(x+12)=54x que terminou com o bhaskara: 1,2x^2+14,4x+648=0 (que não encontrei resultado possível).
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por joaofonseca » Dom Out 09, 2011 18:31
É verdade, nem sequer verifiquei se a equação tinha zeros!
Assim a minha resposta está certamente errada.
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Sex Jul 08, 2011 10:46
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Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
zig - Sex Set 23, 2011 13:57
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41
zig escreveu:![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo:
Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é

, ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja:
A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?
Espero ter ajudado.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
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