• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

exercício de Limite

exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Qui Out 06, 2011 11:56

Não consigo resolver o seguinte limite:
\lim_{x\rightarrow9} \sqrt{x} -3/x-9

e chego sempre nessa parte: x - 6\sqrt{x}+9=0
tem como melhorar essa expressão?

Bom dia!
Obrigado!
jr_freitas
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Out 06, 2011 10:28
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Qui Out 06, 2011 14:22

basta multiplicar pelo conjugado você tem : \lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9} e só fazer o conjugado em cima em baixo de assim :\lim_{x\rightarrow9}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}*\frac{\sqrt[]{x}+3}{\sqrt[]{x}+3} dessa forma multiplicando e dividindo pelo mesmo conjudado eu não altero a fração. Depois do conjugado fica assim:\lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-{(3)}^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} agora tente resolver e quaquer duvida o pessoal está ai a disposição. :-P
moyses
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Qui Out 06, 2011 16:22

Até essa parte eu entendi, o que eu faço depois? No numerador eu elimino a raiz do x? E no denominador, eu aplico a distributiva?
Obrigado pela ajuda!
jr_freitas
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Out 06, 2011 10:28
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 00:07

basta resolver assim veja você tem: ->>> \lim_{x\rightarrow9}\frac{{(\sqrt[]{x})}^{2}-({3})^{2}}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}
basta usar as propriedades de potenciação se eu tenhopor exemplo:{(\sqrt[]{2})}^{2} eu posso simplificar o esposnte dois pela raiz que no caso o indece é dois. Lembrando que o indece dois não precisamos representa-lo ok? tranquilo! :-D . Bom nesse caso podemos tabém cortar a raiz com o indice assim : {(\sqrt[]{x})}^{2} e é posivel cortar o indice com o espoente 2 do x ficando assim :{(\sqrt[]{x})}^{2}=x e o 3 elevado a 2 é 9 porque 3.3=9 beleza? :) . Depois de Você fizer, o limite fica assim :\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)} ai se você prestou atenção veja que o x-9 tanto em cima como em baixo tende a 0 por que? se eu substituir e resolver continua a dar a indeterminação 0/0. então o que fazer ? basta simplificar o x-9 em cima em baixao, ou seja corta em cima e em baixo pois são termos semelhante. Lembrando que isso só pode ser feito pois o x tende a 9, x não é 9 , se fosse 9 eu teria uma simplificação invalida . Obs : Valeww Luiz Alquino pelas suas video-aula de limite. Voltando você deve simplificar o x-9 o que vai dar esse limite equivalente:\lim_{x\rightarrow9}\frac{(x-9)}{(x-9)(\sqrt[]{x}+3)}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}, problema resolvido , agora é só substituir pelo valor que ele esta tendendo que nesse caso é 9, então temos : >>>>>>>>>\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{x}+3)}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{(\sqrt[]{9}+3)} raiz de 9 é 3 porque 3.3 duas vezes é 9. continuando ......>>>>>>>\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{3+3}=\lim_{x\rightarrow9}\frac{1}{6}=\frac{1}{6} espero que tenha comprendido essa bagunça que eu fiz rsrsrsr :-D ! faloww amigo.
moyses
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor jr_freitas » Sex Out 07, 2011 00:54

Agora eu entendi! Bem melhor!! Obrigado amigo pela ajuda! =D
Ótima noite pra vc!
Abraço
jr_freitas
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Out 06, 2011 10:28
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Tecnólogo em Análise de Sistemas
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 08:49

Eu é que agradeço, de nada ! :)
moyses
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor Claudin » Sex Out 07, 2011 10:09

O jeito mais fácil de se pensar seria: x-9=(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3) ---> Diferença de dois quadrados

Ou seja:

\lim_{x\rightarrow{9}}\frac{\sqrt[]{x}-3}{x-9}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{(\sqrt[]{x}-3)}{(\sqrt[]{x}-3)(\sqrt[]{x}+3)}\Rightarrow \lim_{x\rightarrow{9}}\frac{1}{\sqrt[]{9}+3}= \frac{1}{6}
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
Claudin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 913
Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando

Re: exercício de Limite

Mensagempor moyses » Sex Out 07, 2011 11:33

Velew cara eu que eu tabem sou novo por aqui, só queria exclicar do meu jeito rsrrsr, mais valew por ajudar no limte aqui no site valeww claudin !
moyses
Usuário Parceiro
Usuário Parceiro
 
Mensagens: 60
Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.