por Elena_Knight_Sumers » Ter Out 04, 2011 18:25
Em um grupo de 110 alunos, 23 participaram das Olimpíadas de Matemática e Física, 20
participaram das olimpíadas de Física e Biologia, 15 participaram das três olimpíadas. A quantidade de alunos
que participou da olimpíada de Física foi igual ao número de participantes da olimpíada de Biologia. Sabendo-se
que 65 alunos participaram das olimpíadas de Física ou Biologia e não participaram da olimpíada de Matemática
e que 25 alunos participaram das olimpíadas de Matemática e Biologia, considerando que os 110 alunos
participaram de olimpíadas, o número total de alunos que participaram somente da olimpíada de Matemática,
somado com o número de alunos que participaram apenas da olimpíada de Biologia é qual?
me confundo na hora de separar quem participou de cada olimpiada, tentei separar mais não sei o q faço que da sempre errado, segundo minha professora é prara chegarmos ao numero 41 mais não sei como chegar. Agradeceia se me ajudasse a entender a situação, e como organizar a conta.
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por Neperiano » Ter Out 04, 2011 18:34
Ola
Te aconselho a montar o esquema dos 3 círculos
OO
'O
Ja deve ter visto, dai você coloca em cada circulo uma olimpiada, 1 de matemática, outra de física e outra de biologia, e na intersecção entre as 3 que ira ser no meio você coloca quantos fizeram os 3.
Tente fazer e nos mostre
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Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22
(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo

em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.
Assunto:
Unesp - 95 Números Complexos
Autor:
MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27
Seja

o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo

. O triângulo é retângulo com catetos

e

, tal que

. Seja

o ângulo complementar. Então

. Como

, o ângulo que o afixo

formará com a horizontal será

, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se

, então

. Como módulo é um:

.
Logo, o afixo é

.
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