Em um tribunal, os códigos que identificam as varas podem ter 1 , 2 , ou 3 algarismos de 0 a 9. Nenhuma vara tem código 0 e nenhuma vara tem código que começa por 0. Nessa situação, a quantidade possível de códigos das varas é inferior a 1.100.
Solução:
Segundo o princípio fundamental da contagem: temos o princípio multiplicativo e o segundo o princípio aditivo.
O principio multiplicativo é o: e
O princípio aditio e o: ou
Eu trabalho com possibiliades, pois ela me da o raciocínio correto.
No problema acima eu utilizarei o pirncípio multiplicativo.
Eu tenho seis (6) Possibilidades para se utilizadas.
Primeira: 9 = 9 (Com um algarismo)
ou
Segundo: 9 x 10 = 90 (com dois algarismos) obs. 9 porque não começo por zero.
Terceiro: 9 x 10 x 10 = 900 (com três algarismos) obs. 9 porque não posso começar por zero.
Somando tudo: = 999 ( Então eu chego a resposta do problema.
Obs. A ordem importa então multiplicamos.
2) Os tribunais utilizam códigos em seus sistemas internos e usualmente os processos protocolados nesses órgãos seguem uma codificação única formada por 6 campos. O terceiro desses campos identificado com código da vara jurídica correspondente à região geográfica é constituído por 3 algarismos com valores, cada um, entre 0 a 9. Supondo-se que nesses códigos, os trës algarismos não sejam todos iguais, concluímos que podem ser criados, no máximo, 90 códigos distintos para identificar as varas jurídicas.
Soluçao:
Tenho três possibilidades, pois não são 3 algarismos?
Eu tenho ao todo então: 10 x 10 x 10 = 1.000 (todo mundo e depois retiro o que não serve para mim que é quando três forem iguais)
Não sejam todos iguai: 10 x 1 x 1 = 10 (obs.Eu posso ter dois iguais e um diferente. Para o primeiro número eu tenho dez possibilidades, na segunda eu terei apenas uma possibilidade porque já usei na anteriore na terceira apenas uma, pois já utilizei na anterior).

Para enteder( 00, 11,,22, 33, 44, 55, 66, 77, 88, 99)= 10 possibilidades.
Resposta: 1.000 - 10 = 990
Obs. Estamos falando em código a ordem importa então multiplica-se
Esta questão foi de um concurso público ministrado pelo CESPEunb.
Ele considerou que entre 0 e 9
sem entrar o 0 e o 9 o gabarito oficil foi: 990 mesmo sem concordar com a questão e eles não aceitar meu recurso fica aí para meus amigos concurseiros, mais uma questão de absoluta falta de respeito para com os candidatos.