por carvalhothg » Ter Set 13, 2011 13:22
Exercício: As retas tangentes ao gráfico da função f(x) = x³ - 4x² + 5x - 7 pelos pontos x = 1 e x = 3 são concorrentes num ponto P. Encontre as coordenadas desse ponto.
Eu queria uma dica se o que eu fiz esta certo
1) Substituí os pontos x=1 e x=3 em f(x) e ache os pontos (1, f(1)) e (3, f(3)).
2) Derivei f(x). A derivada de f(x) dá o coeficiente angular da reta tangente em função de x.
3) Depois eu substitui x=1 e x=3 na derivada de f(x). E obtive o coeficiente angular da reta tangente a f(x) nos pontos x=1 e x=3.
4) Em seguida encontrei a equação da reta tangente a f(x) nos pontos (1, f(1)) e (3, f(3)).
5) No ponto em que as duas retas se cruzam as duas retas têm a mesma coordenada y.
Encontrei como resposta: P(9/4, -5).
Esta certo o que eu fiz?
-
carvalhothg
- Usuário Dedicado

-
- Mensagens: 42
- Registrado em: Dom Set 04, 2011 18:24
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Ter Set 13, 2011 17:40
carvalhothg escreveu:Exercício: As retas tangentes ao gráfico da função f(x) = x³ - 4x² + 5x - 7 pelos pontos x = 1 e x = 3 são concorrentes num ponto P. Encontre as coordenadas desse ponto.
Eu queria uma dica se o que eu fiz esta certo
1) Substituí os pontos x=1 e x=3 em f(x) e ache os pontos (1, f(1)) e (3, f(3)).
Ok.
carvalhothg escreveu:2) Derivei f(x). A derivada de f(x) dá o coeficiente angular da reta tangente em função de x.
Ok.
carvalhothg escreveu:3) Depois eu substitui x=1 e x=3 na derivada de f(x). E obtive o coeficiente angular da reta tangente a f(x) nos pontos x=1 e x=3.
Ok.
carvalhothg escreveu:4) Em seguida encontrei a equação da reta tangente a f(x) nos pontos (1, f(1)) e (3, f(3)).
Ok.
carvalhothg escreveu:5) No ponto em que as duas retas se cruzam as duas retas têm a mesma coordenada y.
Ok.
carvalhothg escreveu:Encontrei como resposta: P(9/4, -5).
Aqui está errado. Reveja suas contas, pois o correto é P = (5/2, -5).
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por thiago toledo » Ter Set 13, 2011 18:21
Realmente o ponto é P(5/2;-5)
-
thiago toledo
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 13
- Registrado em: Ter Set 13, 2011 18:12
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Ambiental
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [P.A.] Está correto?
por Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 19:37
- 1 Respostas
- 3028 Exibições
- Última mensagem por admin

Dom Mai 25, 2008 19:55
Progressões
-
- [determinante] Está correto?
por Cleyson007 » Sáb Jul 19, 2008 13:21
- 1 Respostas
- 3451 Exibições
- Última mensagem por admin

Sáb Jul 19, 2008 16:40
Matrizes e Determinantes
-
- Também está correto?
por Cleyson007 » Qui Out 10, 2013 17:27
- 2 Respostas
- 1618 Exibições
- Última mensagem por Cleyson007

Sex Out 11, 2013 15:28
Geometria Analítica
-
- [Probabilidade] Está correto?
por KleinIll » Sex Out 25, 2013 15:45
- 2 Respostas
- 1841 Exibições
- Última mensagem por KleinIll

Sex Nov 29, 2013 00:31
Probabilidade
-
- Será que o meu raciocínio esta correto!?
por Evaldo » Qua Dez 30, 2009 12:12
- 1 Respostas
- 5095 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Sex Set 23, 2011 19:33
Estatística
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.