por LuizCarlos » Qui Ago 11, 2011 22:43
No retângulo, x e y representam medidas em centímetros.
Responda:
A) Qual é a formula do perímetro para essa figura ?
b) Identifique três valores de x e os respectivos valores de y , de modo que o perímetro seja igual a 204cm.
Eu fiz dessa forma ! perímetro = 9x + 9x + 4y + 4y
Essa é a resposta para a questão a, porem a questão b pede para eu identificar três valores de x e de y de modo que o perímetro seja igual a 204cm.
ok, fiz dessa forma 204 = 9x + 4y + 9y + 4y , quero saber como fazer de maneira que eu nao precise ficar tentando adivinhar valores para x e y.
Quero saber como fazer de forma mais simples ?
Obrigado desde ja
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por Molina » Sex Ago 12, 2011 11:50
Bom dia!
Dê valores para x e descubra os valores para y.
Por exemplo, se eu disse que x é igual a 3 (número aleatório), vamos ver que valor de y vou encontrar:





Ou seja, quando x = 3, temos que y = 18,75.
Faça o mesmo para outros dois valores de x que você escolher.

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por LuizCarlos » Sex Ago 12, 2011 18:35
Molina escreveu:Bom dia!
Dê valores para x e descubra os valores para y.
Por exemplo, se eu disse que x é igual a 3 (número aleatório), vamos ver que valor de y vou encontrar:





Ou seja, quando x = 3, temos que y = 18,75.
Faça o mesmo para outros dois valores de x que você escolher.

Entendi Diego, então nesse caso ae, eu tenho que dar valores aleatórios, pode ser para x, ou pode ser para y, si eu der para x vou achar y, si eu der valor para y acho x né?
E agora nessa questão aqui ! seria o mesmo, tenho que dar valor ?
As letras x e y representam números racionais. Determine pares ordenados ( x , y ) que sejam soluções dos seguintes sistemas:
a) 3x - y = 7
4x - 5y = 2
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por LuizCarlos » Sex Ago 12, 2011 18:57
LuizCarlos escreveu:Molina escreveu:Bom dia!
Dê valores para x e descubra os valores para y.
Por exemplo, se eu disse que x é igual a 3 (número aleatório), vamos ver que valor de y vou encontrar:





Ou seja, quando x = 3, temos que y = 18,75.
Faça o mesmo para outros dois valores de x que você escolher.

Entendi Diego, então nesse caso ae, eu tenho que dar valores aleatórios, pode ser para x, ou pode ser para y, si eu der para x vou achar y, si eu der valor para y acho x né?
E agora nessa questão aqui ! seria o mesmo, tenho que dar valor ?
As letras x e y representam números racionais. Determine pares ordenados ( x , y ) que sejam soluções dos seguintes sistemas:

Acho que consegui resolver, está certo Diego?
















A solução do sistema é

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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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