• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Função Composta

Função Composta

Mensagempor lihsecundo » Ter Ago 09, 2011 21:12

Sejam f e g duas funções tais que f(x) = ?x e f(g(x-1)) = 2x+1. Assinale a alternativa que representa uma afirmação correta referente à função g mencionada.

a) g é uma função quadrática, com duas raízes reais distintas, sendo uma delas igual a -3.
b) A imagem de g é o intervalo [9, ?).
c) g é bijetora, portanto possui inversa.
d) O domínio de g é o conjunto {xeIR/x?0}
e) g é uma função linear com coeficiente angular negativo.

A resposta correta é a letra C, mas gostaria de saber porque as outras alternativas estão erradas.
Obrigada!
lihsecundo
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: Função Composta

Mensagempor LuizAquino » Ter Ago 09, 2011 22:15

Perceba que a função f é tal que f(x) \geq 0 para todos os pontos x de seu domínio.

Sendo assim, deve ocorrer 2x + 1 \geq 0. Isso significa que x \geq -\frac{1}{2} .

Subtraindo 1 em ambos os lados da última inequação, temos que x - 1\geq -\frac{3}{2} . Disso tiramos que o domínio da função g deve ser \left[-\frac{3}{2},\, +\infty\right) .

Para poder realizar a composição f(g(x-1)), note que a imagem de g deve estar contida ou ser igual ao domínio de f. Como o domínio de f é \mathbb{R}_+, temos que \textrm{Im}(g)\subseteq \mathbb{R}_+ .

Fazendo a composição das funções, temos que:

f(g(x-1)) = 2x+1 \Rightarrow \sqrt{g(x-1)} = 2x + 1 \Rightarrow g(x-1) = (2x+1)^2 .

Fazendo a substituição u = x - 1 (e portanto u + 1 = x), obtemos que:

g(u) = [2(u + 1)+1]^2 \Rightarrow g(u) = (2u + 3)^2 .

Como a "letra" que representa a variável independente não importa, essa função é a mesma que g(x) = (2x + 3)^2 .

Já que o domínio de g é \left[-\frac{3}{2},\, +\infty\right), perceba que a sua imagem será \left[0,\, +\infty\right) .

Note que nesse caso a imagem de g acabou sendo igual ao domínio de f.

Agora, analise as alternativas.

Observação

Vale destacar que \left[\sqrt{g(x-1)}\right]^2 = g(x-1) , pois sabíamos que g(x-1) é um número positivo.

Caso não soubéssemos dessa informação, o correto seria escrever \left[\sqrt{g(x-1)}\right]^2 = |g(x-1)| .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Voltar para Funções

• Tópicos relacionados
    Respostas