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[distância entre pontos] Ajuda, ta dificil, não lembro...

[distância entre pontos] Ajuda, ta dificil, não lembro...

Mensagempor reyerak » Qui Jul 21, 2011 19:26

Determine o(s) valor(es) que "r" deve assumir para que o ponto (r,2) diste cinco unidades do ponto (0,-2).
Resposta:
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Dps disso não sei o que fazer, to batendo minha cabeça mais não lembro de jeito nenhum, ja fiz o resto do meu trabalho de recuperação,porem esse exercicio ta me atormentando.

obrigado pela atenção.

ops, postei na area errada, se algum adm puder mudar agradeço. desculpe
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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor Molina » Qui Jul 21, 2011 19:53

Boa noite.

Você estava indo bem, mas deve ter esquecido desta propriedade:

(\sqrt{x})^2=x

Ou seja, continue sua conta e "corte" a raiz com a potência dois. Continue a conta e ache o valor de r.


:y:
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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor reyerak » Qui Jul 21, 2011 20:02

Nossa muito obrigado, consegui resolver era isso mesmo que eu estava esquecendo.

Obrigado :)
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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor reyerak » Qui Jul 21, 2011 20:36

Surgiu uma nova duvida,
no enunciado tem alternativas...
a) r= 3 e r= -3
b) r= -11
c) r= -11 e r= 11
d) r= 3
e) r= +- \sqrt[]{3}

estou na duvida se a resposta é A ou D
Eu fiz isso:
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obrigado pela atenção.
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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor m0x0 » Qui Jul 21, 2011 20:43

Essa não podes fazer da raíz quadrada de -9 porque vai-te dar impossível, pelo menos nos números reais claro, mas se fores para os números complexos já consegues - nos números complexos a raízquadrada(-1)=i mas não entremos por aí! :)

Mas a solução está em:

r=\sqrt[2]{9}=3  \cup  r=\sqrt[2]{9}=-3 são as tuas soluções.
Editado pela última vez por m0x0 em Qui Jul 21, 2011 20:48, em um total de 1 vez.
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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor Molina » Qui Jul 21, 2011 20:47

Boa noite.

Você não pode fazer aquilo que questionou.

Perceba que você trocou de lado o r^2 e não mudou o sinal dele.

O certo é você ficar com r^2 = 9

Com isso, temos que:

r^2 = 9

r = \pm \sqrt{9}

r = \pm 3


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Re: Ajuda, ta dificil, não lembro o que tem q fazer.

Mensagempor reyerak » Qui Jul 21, 2011 20:50

Obrigado novamente, estava com duvida nisso e não posso errar nada desse trabalho de recuperação pq minha situação em matematica ta ruim.

agradeço me ajudo e esclareceu minhas duvidas.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?