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Problema de Trigonometria

Problema de Trigonometria

Mensagempor Dimas » Ter Nov 09, 2010 11:32

(FEI-SP) O domínio, a imagem e o período da função f(x) = tg\left(x - \frac{\pi}{4} \right) são, respectivamente:

a) { x \epsilon R / x \neq -\frac{\pi}{4} - k\pi, k \epsilon R }, R e \pi

b) { x \epsilon R / x \neq \frac{\pi}{2} + 2k\pi, k \epsilon R }, R e 2\pi

c) { x \epsilon R / -\frac{\pi}{4} < x < \frac{5\pi}{4} }, R e \pi

d) { x \epsilon R / -\frac{\pi}{2} < x < \frac{\pi}{2} }, R e 2\pi

e) n.d.a

PS: Eu sou novo aqui e não sei editar muito bem, mas acho que dá para entender algo. O livro informa que a resposta é a alternativa A, mas não sei chegar a essa conclusão.
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor gustavoluiss » Qui Jul 14, 2011 12:18

Alguém pode explicar essa questão ai ??
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor Molina » Qui Jul 14, 2011 15:29

Boa tarde, Dimas e Gustavo.

Há dois caminhos para resolver este problema: o primeiro é fazer um esboço do gráfico, dando alguns valores para x e vendo como a tangente se comporta. Assim você encontrará as resposta que precisa.

O outro procedimento é resolver usando algumas definições já conhecidas da função tangente:

Domínio: D=\left\{x \in R:x \neq \frac{\pi}{2} + k\pi,k \in Z\right\}

Na desigualdade a cima, ao invés de x você vai colocar o que há dentro do parênteses da função tangente que você está trabalhando. e resolver a desiguldade, isolando x.

Imagem: Toda função tangente tem imagem Real (R).

Período: Período da tangente: \pi.


Para as próximas questões, tente deixar claro quais são as suas dúvidas e suas tentativas, ok?

:y:
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor gustavoluiss » Qui Jul 14, 2011 18:29

eu sei eu resolvi a desiguldade só que dá uma soma não dá uma diferença !!!!
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor gustavoluiss » Qui Jul 14, 2011 18:31

a questão certa é

A !!!

eu resolvi trocando o x pelo que está entre parenteses e se eu não me engano deu 3/4x + kp só que tinha que transformar em uma diferença,,, como proceder ?
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor Molina » Qui Jul 14, 2011 19:47

Boa noite!

Você chegou na resposta correta, porém, a alternativa trouxe ela de outra forma.

Note que \frac{3\pi}{4}=-\frac{\pi}{4}

A diferença é que no resultado que você obteve você está seguindo no sentido positivo (anti-horário); e na resposta ele está seguindo no sentido negativo do ciclo trigonométrico (sentido horário).


Continua com dúvida?
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor gustavoluiss » Qui Jul 14, 2011 20:04

e porque -k\pi não -\pi/4 + k\pi ?


porque o k\pi também fica negativo na alternativa certa ?
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Re: Problema de Trigonometria

Mensagempor Molina » Qui Jul 14, 2011 20:34

Boa noite.

gustavoluiss escreveu:e porque -k não -/4 + k ?


-k\pi indica que ele continua indo na direção negativa (sentido horário).

Dê valores para k (0, 1, 2, 3...) e veja os valores do domínio que não podem ser assumidos.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?